A partir de hoje, começa a publicação dos dados de vendas e dos resultados gerais do quarto trimestre do varejo, com o anúncio do Grupo Pão de Açúcar. No dia 21, serão publicadas as vendas do Carrefour no país para o período.
O Valor conversou ontem com alguns analistas que estão formulando suas avaliações. As primeiras análises apontam para uma taxa de crescimento mais forte do GPA do que o rival no acumulado do ano passado, com alta de "dois dígitos baixos" em 2018, diz um analista ouvido.
No GPA, o quarto trimestre deve ser puxado por um aumento em vendas "mesmas lojas" em dezembro. O índice considera lojas existentes há mais de 12 meses.
Dois analistas estimam uma alta nas vendas "mesmas lojas" do GPA no quarto trimestre em taxa acima do Carrefour.
A expectativa é que esse desempenho de vendas no trimestre tenha um efeito positivo no lucro acumulado do GPA de 2018. De janeiro a setembro, no GPA a alta nas vendas brutas foi de 10,1% - no Carrefour, 6,6%. O Carrefour deve mostrar desempenho mais forte com o Atacadão, por causa da abertura de 20 lojas em 2018.
O principal impacto para as duas cadeias será a aceleração na inflação no ano, que deve elevar a receita líquida das redes. Nesta semana, em relatório, a equipe de análise da Kepler Cheuvreux estimou alta de 6% nas vendas "mesmas lojas" do GPA no quarto trimestre, "apoiada pela continuação da inflação" no Brasil. Na França, para Casino e Carrefour, haverá efeito negativo de protestos nas ruas no fim do ano, que afetaram o tráfego nas loja.
As informações são do jornal Valor Econômico.