GO: quadrilha é presa por adulterar leite
A Polícia Civil do Estado de Goiás prendeu hoje 14 pessoas durante uma operação que investiga a adulteração de leite na cidade de Jandaia, em Goiás. O delegado Danilo Fabiano Carvalho de Oliveira, que investiga o caso, disse que a quadrilha, formada pelo dono e funcionários de uma fábrica de queijos, trabalhava em conjunto com motoristas de caminhões que buscavam leite de propriedades rurais e faziam o transporte até grandes laticínios da região.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
De acordo com o delegado, para obter um preço de produção de queijo mais baixo, era retirado dos caminhões uma certa quantidade de leite, que seria desviada para a fábrica de queijos. A quadrilha então repunha a quantidade retirada com soro, misturado a soda cáustica e água oxigenada, extremamente nocivas.
Oliveira contou que a chamada Operação Longa Vida, semelhante à operação Ouro Branco realizada em Minas Gerais, teve início há dois meses após denúncias de pessoas que trabalhavam na área e conheciam o esquema. Até o momento, estima-se que mais de 2 milhões de litros tenham sido adulterados.
Com as prisões, foi encerrada a primeira fase da operação. Agora a polícia, junto com a Agência Sanitária, quer saber como o leite adulterado teria passado despercebido pelos produtores de laticínio. A polícia também pretende verificar a existência de outros casos de adulteração.
A matéria é de Luciana Fadon Vicente, publicada na Agência Estado, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/01/2011

OLINDA - PERNAMBUCO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)
EM 14/12/2010
Precisamos que mais ações como estas sejam feitas em todo o Brasil.

ANÁPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/12/2010

BELÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/12/2010
uma pena, é os mesmos não estarem na China, para serem fuzilados......
a as famílias terem que pagar o custo da bala !
Estes são Genocidas, o juiz não pode ser complacente com este bando !
um abraço
marcelo

RIBEIRÃO PIRES - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO
EM 10/12/2010

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA
EM 10/12/2010
Essa prática de fraudes com soro de queijo,soda cáustica (hidróxido de sódio)e água oxigenada (peróxido de hidrogênio) já vem de muito tempo.Basta lembrar que na operação Ouro Branco,foram usados os mesmos produtos químicos.
Esse tipo de fraude,quando bem feito,não é fácil de ser dectado nos exames de rotina do leite.Isso porque,sendo a maioria dos leites de pH ácido,vai ocorrer uma neutralização da soda,tornando difícil a pesquisa desta no leite fraudado.Com a água oxigenada,ocorre o seguinte:sendo o leite recém- ordenhado rico em peroxidase,enzima que desdobra o peróxido de hidrogênio,torna também difícil encontrar esta substância no leite fraudado.
No entanto,em laboratórios bem equipados,como são os da Rede LANAGRO,do Ministério da Agricultura e o do CPA,da Escola de Veterinária da UFG,existem provas mais sofisticadas que podem fazer suspeitar destas fraudes.
O que não estou entendendo, é o fato de não ter sido citados os órgãos de inspeção Estadual e Federal no presente caso.
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.
ARARAS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 09/12/2010