Fatores que podem ter influenciado a queda da captação do leite no primeiro trimestre de 2022

Alguns fatores levaram a esse déficit na captação do leite. O MilkPoint realizou uma pesquisa com seus usuários para saber o que pode ter influenciado. Confira!

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 2

Os dados da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE para o primeiro trimestre de 2022 foram divulgados no início de junho – 08/06. As informações apontaram uma queda recorde, com déficit de aproximadamente 10,3% na captação de leite cru resfriado em relação ao mesmo período de 2021.

Gráfico 1. Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (T1 2022 x T1 2021)

dados ibge

Embora exista uma queda padrão na captação do leite em relação ao semestre anterior devido a sazonalidade de produção, em 2022, essa diferença foi a maior desde 1997. O recuo foi de -8,7%, conforme consta no gráfico a seguir.

Gráfico 2. Captação formal: Variação em relação ao trimestre anterior (T1 2022 x T4 2021).

dados ibge

Alguns fatores levaram a esse déficit na captação do leite, entre eles está a alta nos custos de produção, o cenário geopolítico turbulento entre Rússia e Ucrânia e as intempéries climáticas.

Continua depois da publicidade

Com intuito de ouvir a opinião dos nossos leitores sobre o impactou essa queda na captação no primeiro trimestre apontada pelo IBGE, o MilkPoint realizou uma pesquisa com seus usuários questionando os possíveis motivos desse impacto.  

fatores que influenciaram a queda da captação do leite T1 2022Fonte: pesquisa realizada no MilkPoint
 

Dentre os participantes da pesquisa, apenas 1% acredita que o conflito entre Rússia e Ucrânia foi o motivo isolado da queda na captação do leite. Em contrapartida, a maioria votante (36%) exaltou os altos custos de produção como fator principal da queda na captação. A alternativa que apontava uma soma dos problemas foi a segunda mais votada pelos participantes. Ao todo, foram 562 votos.

E você, acredita que além dos fatores mencionados na enquete existe algum outro ponto que possa ter influenciado na queda da captação do leite? Compartilhe com a gente nos comentários.

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 2

Material escrito por:

Stephanie Gonsales

Stephanie Gonsales

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Responsável pela Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

jacinto lermen
JACINTO LERMEN

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/06/2022

Ninguém quer trabalhar. Principalmente os jovens . E a geração antiga já deu o que tinha para dar.
Juliano Balarini
JULIANO BALARINI

NOVO ORIENTE DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/06/2022

Esqueceram de falar que lacticínios e supermercados nunca tomam prejuízo,quando o negócio fica feio, arrocha o preço do produtor, que na maioria das vezes, já até entregou o seu produto. Guerra injusta!
Eliseu Nardino
ELISEU NARDINO

MARIPÁ - PARANÁ

EM 26/06/2022

Se tem boa remuneração tem produção, caso contrário está aí os dados
Aloísio Bastos Lo Feudo
ALOÍSIO BASTOS LO FEUDO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/06/2022

Na minha opinião o fator Ucrânia é equivocado, o fator climático sim pode ter influência mas o preço dos combustíveis é o principal x da questão. Ele sai rebocando os preços com ele. Agora dizer que dependemos da Ucrânia que está do outro lado do mundo é o fim da picada. Somos um país continental em território dito por muitos o celeiro do mundo. Algo tem que ser corrigido se isso é verdade.
Qual a sua dúvida hoje?