ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Famoso queijo camembert pode deixar de ser fabricado na França

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/02/2019

2 MIN DE LEITURA

0
3

Iguaria francesa muito apreciada do público brasileiro, o tradicional queijo camembert pode desaparecer de vez das prateleiras de supermercado, ou mesmo de empórios e importadoras. Pelo menos, em sua produção artesanal. Segundo o jornal Le Monde desta última quarta-feira (13), apenas duas apelações certificadas na Normandia, no norte da França, continuam a fabricar o famoso queijo, a partir de seu próprio leite. Um “savoir-faire” ameaçado de extinção, segundo o vespertino francês.

Os leites pasteurizados tradicionais são incapazes de produzir o verdadeiro queijo camembert francês da Normandia, afirmam os experts, e aí reside a principal ameaça à continuidade da produção da iguaria no país. Segundo Nicolas Durand, fazendeiro certificado com a apelação AOP “camembert da Normandia”, “nosso leite é uma matéria viva muito mais delicada para ser trabalhada do que o leite pasteurizado industrial”.

Le Monde lembra que a criação do selo de apelação controlada “camembert da Normandia”, que data de 1982, tinha como principais critérios a utilização do leite cru vindo de vacas da raça Normanda e a modelagem do queijo numa grande concha de servir. Em 1996, a Europa reconhece o selo e cria uma apelação de origem protegida. Mas em 2007, empresas como a Lactalis e a Isigny fizeram um forte lobby junto ao Instituto Francês da Origem e da Qualidade (INAO) para que ele passasse a aceitar a pasteurização na fabricação do camembert. A iniciativa, no entanto, não deu certo.

A empresa Lactalis, no entanto, não se deu por vencida. Em 2016 ela comprou a queijaria Graindorge, e se tornou fabricante majoritária da apelação “camembert da Normandia”. Em 2018, o INAO bateu o martelo e anunciou um acordo que prevê, em 2021, uma abertura da certificação aos queijos pasteurizados.

Um conhecimento artesanal que remonta a séculos de tradição

Para obter o gosto de um “verdadeiro camembert”, os fazendeiros da Normandia não devem resfriar o leite cru nem aquecê-lo a mais de 40°C. Segundo o jornal francês, isso garante “todas as chances de sobrevivência aos microrganismos dos pastos” que fornecem uma grande diversidade de aromas e paladares. “E isso, apenas os produtores que transformam o leite em suas fazendas locais, conseguem fazê-lo”, diz Le Monde.

Segundo o fazendeiro Nicolas Durand, o camembert é um queijo muito complicado de ser produzido. “Ele exige muito trabalho, além de investimentos pessoais e financeiros nada negligenciáveis, porque absolutamente tudo é feito à mão”, conta. 

Todos os dias, Durand e sua equipe executam o mesmo ritual no “ateliê de transformação”: blusa branca de trabalho, proteção na cabeça, os cinco funcionários se revezam para transformar em pedregulhos o leite cru recolhido na véspera. A coagulação acontece em alguns minutos, e permite a modelagem manual, descreve Le Monde. O leite é retirado com golpes de concha a cada 40 minutos, que preencherão os moldes cilíndricos – cada um deles dará origem a um queijo camembert.

Os moldes são então virados de cabeça para baixo e cobertos por uma placa de inox que exerce uma ligeira pressão sobre a “pasta”. No dia seguinte, os queijos são retirados dos moldes, e salgados. Na sequência, eles serão afinados durante 14 dias em repouso, quando a famosa crosta do camembert se forma progressivamente. 

A célebre pasta mole do queijo normando foi inventada em 1791 pela agricultora francesa Marie Harel, moradora da cidade de Camembert, na Normandia. Desde então, o pequeno vilarejo verdejante atrai turistas do mundo inteiro. 30% da produção da fazenda de Nicolas Durand é vendida imediatamente no local aos turistas.

“Eu luto para manter esse método de fabricação. O método artesanal é sinônimo de terroir et de autenticidade”, afirma o produtor. Considerações importantes, num país que deve liberar aos grandes produtores de leite pasteurizado em 2021, a certificação de apelação controlada “camembert da Normandia”.

As informações são do portal Rádio França Internacional, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures