ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CE: família produz queijo de maneira artesanal há mais de cem anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Alimento típico da culinária sertaneja, o queijo de coalho tem como um de seus polos de produção no Ceará a região do Vale do Jaguaribe. Na localidade de Brum, zona rural de Jaguaribe/CE, uma queijaria de base familiar mantém a tradição de fabricar o produto de forma artesanal há mais de cem anos. O sabor diferenciado e a consistência macia conquistaram a clientela, que segue crescendo. A receita, guardada 'a sete chaves', foi herdada dos antepassados.

"Os meus avós aprenderam com os avós deles", recordou Francisco Nogueira Neto, conhecido por 'Neto do Brum'. A matriarca da família, Claudete Pinheiro, 88 anos, lembra que a produção começou de forma rudimentar. "Não havia prensa com fuso e a gente tinha de colocar uma pedra muito pesada em cima da forma", descreveu.

A empresa familiar fabrica 230 kg por dia. O queijo é vendido ao preço de R$ 16, o quilo. Foto: Honório Barbosa.

Processo

O queijo é produzido a partir do leite cru. Essa é uma característica da fabricação artesanal. Como diferencial, o uso do soro do leite, obtido após o coalho, em duas etapas: pré-cozimento e cozimento a uma temperatura de 93 graus Celsius. Antes, o produto fica em formas de madeira por uma hora. "A produção industrial usa o sistema de pasteurização, que tira a defesa do queijo", explicou Neto.

"O nosso queijo, depois de onze dias, fica maturado e não há problema nenhum em ser consumido", complementa Brum, ao detalhar que a fabricação preserva bactérias do leite. A produção artesanal atualmente é coordenada por Éberton Lima Nogueira, filho de 'Neto do Brum'. Ao lado de dois irmãos, ele comanda diariamente a queijaria.

Expansão

Ao assumir a queijaria, Neto do Brum ampliou a fabricação artesanal e adquiriu equipamentos modernos como filtro, tachos de inox, caldeira, câmara fria de armazenagem, tanque de resfriamento do leite e máquina embaladora a vácuo. O investimento gerou resultados. A produção saltou de três para 230 quilos por dia. Apesar dos novos equipamentos a fabricação permanece artesanal, garante. Focados em dar continuidade ao processo de expansão, Éberton e seus dois irmãos instalaram placas de energia solar visando redução de custo de energia elétrica. A economia é revertida em investimentos, como um tanque de resfriamento de leite que fora adquirido.

Além do queijo de coalho surgiram outros produtos derivados do leite: bebida láctea e nata. A expectativa é ampliar a oferta com fabricação de ricota e iogurte. "Estamos aguardando a obtenção do sistema de certificação", explicou Neto do Brum. "O nosso esforço é manter o compromisso da tradição familiar com a qualidade", pontua Éberton. Ainda conforme ele, o trabalho possui orientação do Sebrae. Para manter o queijo em evidência ao longo de um século, a família desenvolveu uma base agrícola familiar com sistema integrado. "Temos a matéria-prima, o leite, e o soro é servido como complemento alimentar para os carneiros e porcos", explicou Neto.

Destaque

O queijo é uma referência na região. Já conquistou várias premiações regionais, mas o destaque é para a obtenção da medalha de bronze no Festival Queijo Prêmio Brasil, em São Paulo, em 2017, em disputa com 360 concorrentes. A comercialização foi capilarizada. O queijo é vendido para cidades do Ceará, como Fortaleza, e para outros estados, como Brasília, São Paulo, Rio Grande do Norte e Maranhão.

As informações são do Diário do Nordeste, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures