ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ExpoFrísia 2018: entre abertura, networking e Clube de Bezerras, confira o que rolou no 1º dia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/04/2018

5 MIN DE LEITURA

1
5

A ExpoFrísia 2018 começou ontem (26) e se alongará até o dia 28 de abril no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí. Os Campos Gerais, no Paraná, têm tradição centenária no agronegócio, formando uma das principais bacias leiteiras do Brasil. A Equipe MilkPoint está participando do evento com a missão de trazer todas novidades apresentadas aos seus leitores.

Realizada anualmente, a feira apresenta expositores, tecnologias e o melhor da genética pecuária. A ExpoFrísia traz também novidades em produtos e serviços oferecidos ao setor e movimenta negócios na região. Para a edição de 2018, são esperados oito mil visitantes, que poderão conferir a eficiência do modelo cooperativista, que apresenta índices de produtividade acima da média brasileira.

O evento busca também impulsionar a troca de experiências no meio agropecuário, reforçando sua posição como centro e polo difusor de conhecimento e desenvolvimento na área. Neste ano, a ExpoFrísia conta com novidades em produtos e serviços para movimentar o setor leiteiro. O novo pavilhão de palestras possui 1.300 m², com capacidade para 1400 pessoas. Também, a estrutura conta com uma nova casa do criador, nova recepção e estrutura física. A entrada é gratuita e a programação é repleta de atividades.

expofrísia 2018

A abertura do evento, na quinta (26) contou com a participação de importantes nomes da atividade, como: Renato Greidanus, presidente da Frísia; Altamir César Martins, da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência; Osmar Blum, prefeito de Carambeí; José Roberto Ricken, presidente da OCEPAR (Organização das Cooperativas do Paraná); Rubens Ernesto Niederheitmann, presidente da Emater; Hans Jan Groenwold, Presidente da Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da raça Holandesa; Frans Borg, presidente da Castrolanda; Erik Bosch, presidente da Capal, entre outros.

expofrísia 2018

Para Greidanus, o evento valoriza a atividade leiteira e os resultados de hoje são frutos dos mais de 90 anos de investimentos em genética, esta representada atualmente pelos produtores das cooperativas e pelo evento em si. “O julgamento é uma oportunidade para os produtores mostrarem os seus animais, o que eles têm de melhor, e além disso, ganhar prêmios. Este evento tem muito trabalho envolvido nos bastidores e parabenizo todos os envolvidos, inclusive as empresas que estão expondo os seus produtos. A qualidade do nosso leite é indiscutível e sabemos o quanto o agronegócio representa para o Brasil de agora e do futuro. Sabendo dessa importância, me sinto orgulhoso em participar dessa cadeia”, disse ele, que reforçou aos participantes que a Frísia tem investido muito na atividade nos últimos anos e isso se reflete no crescimento da produção de leite da região e no investimento feito com a Capal e a Castrolanda.

“Nós três (Frísia, Capal e Castrolanda), por meio de uma parceria focada na industrialização do leite, lançamos a marca UNIUM, que nos representa e é focada na intercooperação. Dessa forma, conseguimos desenvolver mais acentuadamente a atividade da porteira para fora, fazendo com que nossos produtores passem a participar da rentabilidade da cadeia como um todo, aproveitando parte do mercado de uma maneira compartilhada. Isso faz com que os produtores tenham cada mais motivação e coragem para investir no leite. Vale lembrar que a qualidade nos move e na região dos Campos Gerais, temos um dos melhores níveis do país”. Segundo o presidente da Frísia, a leiteria está dia a dia se profissionalizando mais e mostrando que é possível ter produtividade, qualidade, respeito e possibilidade de uma distribuição de renda entre os envolvidos.

A união intercooperativa processa diariamente 3 milhões de litros de leite, produz 120 mil toneladas de carne suína anualmente (com abate de 2,5 mil suínos por dia) e tem 115 mil toneladas de grãos de trigo moídos por ano. Atualmente com cinco unidades industriais, nos Campos Gerais e em São Paulo, a Unium já exporta seus produtos para 25 países. São mais de 5 mil famílias cooperadas, R$ 7 bilhões de faturamento anual e mais de R$ 500 milhões em investimentos,

Na sequência, José Roberto Ricken, presidente da OCEPAR, garantiu que não há um sistema cooperativista que funcione tão bem quanto este vivenciado no Paraná. “É um modelo de integração invejável, um exemplo que deve ser seguido. O agronegócio é o setor que está salvando o Brasil e ao mesmo tempo, somos muito desafiados. Muitas vezes surgem no mercado informações falsas sobre a qualidade das nossas atividades e elas repercutem inclusive no mercado internacional, visto que somos sensíveis aos sistemas de comunicação. Como às vezes as pessoas não têm informação necessária, acabam desprestigiando nosso trabalho. Temos que proteger o setor e defender sempre a nossa classe”.

Clube de Bezerras incentiva crianças na atividade familiar

Após a abertura do evento, foi feita a apresentação do Clube de Bezerras. É algo muito habitual andar pela ExpoFrísia e se deparar com várias crianças participando de toda a programação, inclusive, da preparação dos animais que vão entrar na pista. Boa parte desse incentivo é de um programa que acontece durante todo o ano e que estimula a sucessão familiar na atividade leiteira: o Clube de Bezerras.

Cuidas de animais desde o nascimento, observar a alimentação, acompanhar o desenvolvimento, analisar o peso, a saúde, o bem-estar dos filhotes são algumas das atividades realizadas pelas crianças que participam do Clube, programa que a Cooperativa Frísia mantém com crianças de 8 a 15 anos. Ele é coordenado pelo setor de pecuária leiteira da Frísia e atende filhos de cooperados ou de colaboradores de propriedades que aprendem desde cedo como cuidar dos animais.

O trabalho conta com acompanhamento de equipe técnica, que realiza visitas e ensina as crianças diretamente na propriedade. Desde o nascimento das bezerras, o técnico orienta sobre as informações necessárias que devem ser coletadas pelos pequenos. “Eles pesam e medem cada animal, acompanham a engorda e os alimentam. Os baixinhos pegam gosto pelo tratamento e os pais se animam ao ver os filhos participando dos trabalhos na propriedade”, explica Lucas dos Santos, responsável pelo programa na Frísia.

Na ExpoFrísia, as crianças levam as bezerras para a pista. O entrosamento do preparador e do animal é analisado e percebido pelo juiz, que avalia não somente a bezerra, mas também, a interação entre o puxador e a criação. “O andar da bezerra, a postura, a desenvoltura, a pelagem, o tamanho e os cuidados são percebidos no julgamento. No Clube, a criança começa a entender isso desde o nascimento do animal e quer levar a bezerra na sua melhor forma para a avaliação”, explicou Jefferson Pagno, Coordenador de Pecuária de Leite da Frísia.

Hoje (27) o evento segue com a programação de palestras no Painel Pecuária de Leite. Aguarde as próximas novidades!

Esta matéria contou com algumas informações oriundas da Assessoria de Imprensa da Frísia.

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO FERNANDO MACHADO

PIRACICABA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/05/2018

Parabéns à Frísia e todos os envolvidos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures