ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Expandindo conhecimento: Austrália promove treinamentos para produtores de leite asiáticos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/10/2018

3 MIN DE LEITURA

0
3

Cada vez mais, a Austrália está ensinando os trabalhadores da Ásia técnicas de produção de leite mais eficientes. Ao mesmo tempo, a receita das exportações para a região continua aumentando.

O país ocupa o quarto lugar em termos de comércio de exportação no exterior, já que a sua produção cria um excedente, de acordo com a Dairy Australia, o órgão que representa a indústria. Suas exportações estão concentradas na Ásia, e representaram mais de 80% do valor total das exportações de lácteos (de mais de US$ 2,1 bilhões em 2016-17). 

Refletindo a importância desses mercados e outros na Ásia, o número de programas de treinamento fornecidos por instituições australianas está crescendo, muitas vezes com o apoio do governo, em uma tentativa de exercer a influência da Austrália sobre os lácteos nessa região.

De acordo com um documento do governo australiano de 2017 sobre política externa, o compromisso com a educação, treinamento e com as trocas de pesquisa, permanecerão no centro do poder do país. Essas trocas criam influência e fortalecem os laços entre pessoas e o entendimento mútuo, além de facilitar o desenvolvimento de redes e a construção de parcerias de longa data e fortes conexões pessoais, muitas vezes nos mais altos níveis. Mais amplamente, esses programas ajudam a promover os interesses, prioridades e políticas da Austrália internacionalmente.

O documento também delineou os benefícios da realização de intercâmbios e programas de treinamento com mercados emergentes.

Em troca de fornecer insights sobre como funciona o sistema de lácteos da Austrália, o país espera promover relações mais estreitas entre a indústria de laticínios chinesa e consolidar os seus sistemas de garantia de qualidade e segurança alimentar, segundo o Dairy Austrália. O órgão nacional também coordena grupos de bolsas anualmente do Japão e, mais recentemente, do Sudeste Asiático.

De acordo com Charlie McElhone, gerente do grupo de comércio e estratégia do Dairy Australia, as bolsas de estudo foram criadas para construir parcerias e impulsionar o comércio. “Esses relacionamentos são importantes e construir laços com esses mercados-chave é vital para a indústria de lácteos da Austrália. Temos forte concorrência de mercados como Nova Zelândia, União Europeia e Estados Unidos”. O programa de bolsas de estudo do Dairy Australia está com mais iniciativas se abrindo e olhando para além do Sudeste e do Leste da Ásia. 

Projetos na Índia

Facilitada pela Austrade, a agência de promoção do comércio, investimento e educação do governo australiano recebeu no mês passado seu primeiro lote de quatro treinadores de lácteos da Parag Milk Foods, proprietária da fazenda leiteira Bhagyalakshmi em Manchar, maior fazenda leiteira privada da Índia. O curso envolveu uma mistura de aulas e sessões de treinamento prático sobre nutrição, moradia e criação de bezerros, entre outros tópicos lácteos.

O presidente da Parag, Devendra Shah, disse que a parceria com o instituto está ajudando a empresa a melhorar a produtividade de suas vacas e ensinando aos agricultores as melhores práticas de criação, alimentação e manejo de animais. "Nosso objetivo é treinar todos os nossos produtores de leite associados com esta iniciativa", disse Shah. “Também estamos buscando criar um conjunto de produtores profissionais em vários aspectos da gestão de fazendas”.

Projeto de expansão

O comissário de comércio da Austrade na Índia, Mark Morley, disse que espera aumentar parcerias semelhantes entre Austrália e Índia, e outros mercados asiáticos como Paquistão, Sri Lanka e Bangladesh no futuro. Paralelamente, uma doação do Conselho Austrália-Índia de A$ 150.000 (US$ 106.000) foi recentemente concedida à Green Grass Dairy Training, um projeto que trouxe conhecimentos australianos para produtores de leite na Índia.

O Departamento de Relações Exteriores e Comércio comunicou que o projeto visa ampliar o conhecimento de práticas agrícolas modernas e, assim, aumentar a rentabilidade de suas fazendas leiteiras

De volta ao programa Dairy Australia Scholarship, as empresas vêm observando os benefícios da iniciativa. "É uma ótima oportunidade para trazer alguns dos principais líderes da indústria da China, Taiwan e Hong Kong para ver a indústria australiana trabalhando", disse Dale O'Neill, gerente geral da Burra Foods, em Victoria.

“A indústria australiana está orgulhosa do que eles têm a oferecer em torno de nossa segurança e confiabilidade. Ser capaz de mostrar isso para o mundo é uma ótima oportunidade através deste programa”, completou.

Para Garry Carpenter, produtor de leite da Tasmânia, é importante mostrar aos pecuaristas asiáticos a ética da produção australiana. “Temos que deixar essas pessoas saberem que o que temos no mercado oriental são produtos excelentes, e estamos fazendo isso da melhor maneira possível” completou o produtor.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures