ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Europa: IDF se une a Horizon 2020 para promover o uso responsável de antibióticos na pecuária

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/03/2019

3 MIN DE LEITURA

2
7

A International Dairy Federation (IDF) foi convidada a se juntar ao recém-lançado consórcio Horizon 2020 chamado DISARM, que promove o uso responsável de antibióticos na pecuária, identificando, compartilhando e disseminando ativamente as melhores práticas. O convite foi feito a IDF devido a sua expertise global e seu compromisso de combater a resistência antimicrobiana no setor de lácteos para garantir a saúde pública e animal, bem como a segurança alimentar.

O projeto proporcionará uma oportunidade para os membros das IDF na Europa testarem as melhores práticas; estas podem ser utilizadas como ferramentas de aprendizagem para o uso responsável de agentes antimicrobianos em bovinos em escala global.

"O setor lácteo tem feito um grande progresso no sentido de reduzir o uso de antimicrobianos na última década, demonstrando que o uso responsável de antimicrobianos é possível", disse Caroline Emond, Diretora Geral do IDF. “A disseminação das melhores práticas e a implementação de ações preventivas no nível do rebanho ajudará a minimizar a necessidade de uso de antimicrobianos. As lições aprendidas com essas medidas na Europa, que estão envolvidas principalmente na promoção da saúde do gado por meio de boas práticas agrícolas e de manejo animal, podem ser replicadas em escala global”.

A Dra. María Sánchez Mainar, Gerente de Sustentabilidade da IDF, que coordena o programa Saúde e Bem-Estar Animal, Gestão Agrícola e Resistência Antimicrobiana, está liderando os esforços da IDF no projeto. "Sem uma ação urgente e coordenada de muitas partes interessadas, o mundo caminha para uma era pós-antibiótica, na qual infecções comuns e pequenos ferimentos que podem ser tratados por décadas podem mais uma vez matar", disse Keiji Fukuda, diretor-geral assistente da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cenário

DISARM (Disseminando Soluções Inovadoras para Gerenciamento de Resistência a Antibióticos) é uma colaboração entre produtores rurais, veterinários, serviços de consultoria, acadêmicos e indústria para promover o uso prudente e responsável de antibióticos na produção animal. Lançado em janeiro de 2019, continuará até dezembro de 2021 estabelecendo uma comunidade de práticas para disseminar práticas e abordagens eficazes. A iniciativa ainda auxiliará no desenvolvimento de mais um método de treinamento com múltiplos envolvidos para estimular os produtores para um uso mais responsável dos antibióticos.

A crescente ameaça global da resistência aos antibióticos exige uma resposta rápida dos setores humano e animal. A DISARM reunirá as partes interessadas no setor pecuário para identificar, compartilhar e disseminar ideias estabelecidas e inovadoras, que não só reduzirão a resistência aos antibióticos, mas também atuarão como um catalisador para melhorar a saúde animal.

A Comunidade de Prática

Quinze organizações parceiras de toda a Europa formarão uma Comunidade de Prática (CoP); um grupo com múltiplos setores envolvidos que se estende ainda mais em todos os níveis da indústria. A CoP, com pelo menos 600 membros ativos, abrangerá produtores rurais, veterinários, pesquisadores, profissionais da indústria, processadores e varejistas.

Interessados de toda a indústria e da sociedade terão a oportunidade de participar das discussões nos próximos meses. Esta comunidade irá co-criar práticas e abordagens eficazes para a indústria pecuária, que permitam uma utilização mais responsável dos antibióticos e partilharão ideias sobre a forma de disseminá-las em toda a Europa.

Plano de Saúde Agrícola envolvendo múltiplos setores

A cocriação será um tema subjacente ao projeto, com os Multi-Actor Farm Health Plans sendo centrais para afetar a mudança. Estes planos consistem num grupo treinado de partes interessadas da rede da Comunidade de Práticas, em torno de um total de 40 propriedades pecuárias ativas em toda a Europa, identificando planos de boas práticas específicos para os produtores para um uso mais prudente e responsável dos antibióticos. Essas fazendas funcionarão como pioneiras e catalisadoras de eventos futuros, como workshops e visitas a fazendas, contribuindo para uma polinização cruzada de iniciativas.

Colaboração em toda a Europa

O DISARM é uma rede temática no âmbito do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia e é uma cooperação entre 15 parceiros de 9 países, coordenada pelo instituto de investigação da Flandres para a agricultura, pescas e alimentação na Bélgica.

Os parceiros envolvidos são a Innovation for Agriculture (UK), a ZLTO (NL), a Universidade de Wageningen e o Centro de Investigação (NL), a Associação de Institutos Técnicos Agrícolas (ACTA, FR), a Universidade de Gand (BE) e a Universidade Agrícola de Atenas (GR), a universidade agrícola e veterinária de Bucareste (RO), a universidade agrícola da Letónia (LT), ANPROGAPOR (ES), Seges (DK), Ciências da Nutrição (BE), Angst (RO), a International Dairy Federation e COPA COGECA.

O legado do projeto visa deixar uma riqueza de informações, envolvimento e conscientização dentro de uma CoP bem conectada, com a capacidade e as ferramentas para continuar o esforço, propagando-se para o setor mais amplo. Essa estratégia visa não apenas impactar em nível regional e estadual, mas também influenciar as práticas globais de manejo animal; vital para estimular a mudança para uma administração mais responsável dos antibióticos.

As informações são da Internacional Dairy Federation, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 11/03/2019

Muito bom artigo! Penso que se no dia a dia, fossem utilizadas práticas adequadas de manejo dos animais, utilização baseada em critérios técnicos dos agentes antimicrobianos e valorização da "técnica" (conhecimento), não chegaríamos a esse "risco de resistência".
HENRIQUE COSTALES JUNQUEIRA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/03/2019

Vacinar é prevenir. Prevenir é dependente da consciência. Ótimo texto que estimula a busca da prevenção.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures