A cooperativa de lácteos dos EUA, Darigold, está buscando criar mais valor para os produtores, capitalizando as oportunidades de crescimento nos mercados globais de lácteos como parte da "transformação plurianual destinada a modernizar e globalizar" a organização.
A cooperativa de propriedade de produtores com sede em Seattle fez uma série de investimentos de capital nos últimos anos – mais recentemente em uma nova unidade de produção, que será inaugurada em Pasco, centro de Washington – mas suas ambições vão além do mercado dos EUA. Sendo um dos maiores produtores de lácteos nos EUA, a Darigold anunciou que ingressou na plataforma Global Dairy Trade (GDT) para melhor apoiar suas ambições de crescimento e criar valor para seus proprietários.
A cooperativa também completou sua primeira oferta de produtos por meio da GDT Events na forma de dois produtos de leite em pó desnatado e um leitelho em pó, mas esta não foi a primeira experiência da cooperativa no comércio exterior.
Contatado para comentar, Chris Arnold, da Darigold, se recusou a discutir os planos em detalhes por motivos competitivos, mas acrescentou que a cooperativa vê uma oportunidade de crescimento em mercados novos e existentes.
“Em nosso último ano fiscal [encerrado em 31 de março de 2023], vendemos produtos – pós, manteiga, queijo e leite fluido – para cerca de 30 países em todo o mundo. Acreditamos que existe uma oportunidade de expandir nossos negócios em muitos desses mercados, bem como de expandir para novos mercados”, disse Arnold.
E completa, “enquanto a demanda pelo portfólio de produtos que exportamos vai e vem, continuamos pensando que há oportunidades em cada uma dessas áreas.”
A cooperativa também aumentará sua capacidade de produção de produtos como pós e proteínas assim que sua mais recente fábrica localizada em Pasco, no centro de Washington, entrar em operação. “Nossa nova instalação em Pasco é nosso terceiro investimento de capital em tantos anos com o objetivo de aumentar a capacidade e produzir produtos de maior valor, e é uma parte importante em uma transformação de vários anos destinada a modernizar e globalizar nossa cooperativa”, explicou Arnold.
“Esta instalação produzirá manteiga e proteínas premium, incluindo pós de primeira linha que permitem que nossa cooperativa forneça um produto de valor agregado sob demanda que é único entre os produtores domésticos dos EUA”, complementa.
Sob sua própria marca e por meio de várias parcerias com marcas próprias, a Darigold produz e vende uma variedade de produtos lácteos – incluindo leite fluido, manteiga, queijo, creme azedo e queijo cottage – em todo o Noroeste, onde suas 300 fazendas membros e 11 unidades de produção instalações funcionam. Globalmente, a cooperativa exporta manteiga, queijo e produtos em pó.
Questionado se a cooperativa se concentrará na exportação de produtos em pó daqui para frente - especialmente considerando que as primeiras ofertas por meio do GDT Events eram pós - Arnold insistiu que era muito cedo para "oferecer percepções realmente significativas sobre quais podem ser as oportunidades futuras".
“Ingressamos na GDT porque acreditamos que a plataforma pode ser uma ferramenta útil para nos ajudar a nos conectar com novos clientes, acessar novos mercados ou expandir em mercados existentes e apresentar a Darigold a clientes que podem não estar familiarizados com nossa cooperativa”, ele explicou.
Mas enquanto os mercados globais de commodities lácteas se acalmaram nos últimos meses, o nervosismo ainda está sendo sentido. “A volatilidade do mercado continua sendo real, tanto no mercado interno quanto globalmente, e essa volatilidade continua sendo um desafio”, admitiu Arnold.
Ele ainda complementou, "em última análise, no entanto, acreditamos que há valor nos mercados estrangeiros. Como cooperativa, nosso papel é criar e sustentar mercados para o leite proveniente das fazendas de nossos proprietários. Com a demanda global por laticínios crescendo mais rapidamente do que a demanda no mercado dos EUA e o excesso de capacidade no setor de laticínios dos EUA, continuamos pensando que as oportunidades globais desempenham um papel importante no crescimento de nossos negócios e na criação de valor para nossos proprietários.”
Arnold também destacou que a cooperativa tem uma vantagem quando se trata de localização geográfica e acesso à infraestrutura logística. “Acreditamos que nossa vantagem competitiva vem da combinação de duas coisas”, acrescentou. “Primeiro, estamos em uma parte do país – o noroeste dos Estados Unidos, nos estados de Washington, Oregon, Idaho e Montana – que é ideal para a produção de laticínios.
“Além disso, essa localização nos dá grande proximidade com a infraestrutura global de transporte marítimo, incluindo portos marítimos, aeroportos, ferrovias e rodovias interestaduais, o que nos proporciona uma eficiência de transporte que outras regiões produtoras de laticínios podem não ter. Estamos procurando alavancar esses atributos – juntamente com os escritórios de vendas que estabelecemos em outros mercados estratégicos importantes – para nos ajudar a expandir nossos negócios globalmente”, conclui Arnold.
Refletindo sobre a parceria com a cooperativa com sede em Seattle, Eric Hansen, CEO da Global Dairy Trade, disse: “Nosso plano estratégico de três anos inclui foco na melhoria da oferta global de produtos lácteos. Em consonância com isso, estamos procurando ativamente atrair novos vendedores de todos os pools globais de leite para oferecer aos nossos licitantes mais opções e permitir que a GDT publique preços de referência confiáveis para mais produtos e em mais regiões. Os exportadores dos EUA desempenham um papel significativo em nosso modelo e estamos entusiasmados por ter um produtor de primeira linha como o Darigold se juntando à GDT”.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.