ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo mostra diferença entre os custos de produção e os preços ao produtor na Europa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/10/2018

2 MIN DE LEITURA

2
3

De acordo com o último estudo do Bureau for Rural Sociology and Agriculture (BAL) - Qual é o custo de produção de leite? - o custo médio de produção de leite durante cinco anos em seis países europeus foi entre 41 e 46 centavos de dólar por quilo de leite. Entretanto, os preços ao produtor durante o mesmo período situaram-se em média entre 32 e um máximo de 35 centavos por quilo de leite. A autora do estudo, Karin Jürgens, disse que os produtores europeus de leite estão todos os meses no vermelho. “Se esse dilema não for resolvido, será cada vez mais difícil para os produtores de leite continuarem produzindo leite na Europa".

Segundo o European Milk Board (EMB), em 2017, os custos de produção em todos os seis países, incluindo remuneração e investimentos líquidos médios, foram significativamente mais elevados do que os preços do leite e situaram-se entre 43,39 centavos/kg (Alemanha) e 48,89 centavos/kg (Luxemburgo). E mesmo sem levar em conta os investimentos líquidos necessários, o déficit de custo médio ao longo de cinco anos é significativo e entre 14% (Dinamarca) e 27% (Bélgica e França).

Erwin Schöpges, produtor de leite da cidade de Amel, situada no leste da Bélgica, e presidente da EMB, contou que os números confirmam a situação tensa nas fazendas. "Nós, produtores de leite, nem sequer recuperamos nossos custos de produção - esquecemos a remuneração pelo nosso trabalho. Só podemos manter nossas fazendas vivas graças à renda complementar de atividades fora da agricultura", explicou o produtor. Os produtores europeus de leite também esperam que os custos aumentem no próximo inverno devido à escassez de alimentos induzida pela seca.

O estudo dos custos de produção foi recentemente apresentado aos especialistas do Observatório do Mercado do Leite da Comissão Europeia (MMO). "Eles tomaram nota dos números vermelhos em nossos balanços de produção de leite, mas não houve reclamações sobre o desequilíbrio na cadeia de fornecimento de alimentos", disse Schöpges, acrescentando que ficou desapontado com a falta de reação dos participantes.

O estudo BAL baseia-se em dados comparáveis e representativos a nível da UE compilados pela Comissão Europeia (dados da Rede de Informação Contabilística Agrícola - RICA e índices de preços agrícolas). Os custos de mão de obra são calculados com base nos padrões acordados para o respectivo país. Eles também consideram o nível de treinamento e qualificação do trabalhador, bem como os acordos salariais específicos do país para gerentes de fazenda. Nos cálculos de custos, os subsídios são deduzidos dos custos totais e os investimentos líquidos (média de 10 anos) também são mostrados.

De acordo com o EMB, os valores dos custos trimestrais para a Alemanha mostram que apenas 80% dos custos de produção foram cobertos em julho de 2018, enquanto em abril foi de 78% e 88% em janeiro. Os custos de produção em julho foram de 43,28 centavos; no entanto, os produtores receberam apenas 34,56 centavos pelo produto.

Johannes Pfaller, produtor de leite do sul da Alemanha e membro do comitê executivo da EMB, também não vê qualquer convergência entre os preços do leite na fazenda e os custos de produção no médio prazo. "Os preços do leite estão longe de cobrir nossos custos de produção. Além disso, os custos da alimentação animal aumentarão no próximo inverno devido a falhas nas safras induzidas pela seca", disse Pfaller, acrescentando que agora é ainda mais importante estabelecer as condições para um mercado de leite estável como parte da Reforma da Política Agrícola Comum.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/10/2018

Se entendi o artigo, dos custos totais são descontados os subsídios, e mesmo assim o deficit médio do período nos países europeus considerados varia, conforme o país, entre 14% e 27%

É óbvio que com esses níveis de prejuízo é impossível o produtor aguentar por muito tempo produzindo leite.

As perguntas são:

1) Há algo previsto que possa mudar a curto prazo esta situação?

2) Se não houver qual seria para a produção de leite na Europa cair drasticamente? E neste caso quais seriam os países capazes de suprir as necessidades de leite na Europa?

Marcello de Moura Campos Filho
NELIO RAMOS

GOIÂNIA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/10/2018

Senhores, face ao exposto no vosso excelente artigo, vem a pergunta: Quando e como os produtores europeus terão lucros com a produção e venda de seu leite? Com a industrialização do leite, produzindo produtos de melhor valor agregrado, eles conseguem serem ressarcidos de seus investimentos e desta forma auferir lucro?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures