79% dos produtores tiveram mais dificuldades com CCS do que com CBT para se adequarem às INs

Segundo as respostas, a CCS foi - de longe - a mais votada, com 302 (78,85%) votos, contra 81 (21,15%) da CBT.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 4

Continuando nossas pesquisas nas redes sociais sobre qualidade do leite (veja a anterior aqui), dessa vez o MilkPoint quis saber em qual parâmetro os produtores tiveram mais dificuldades para se adequarem às IN 76 e IN 77: Contagem de Células Somáticas (CCS) ou Contagem Bacteriana Total (CBT). Lançamos então uma enquete em nosso perfil do Instagram, na qual participaram 383 produtores. Segundo as respostas, a CCS foi – de longe – a mais votada, com 302 (79%) votos, contra 81 (21%) da CBT.

Figura 1

No geral, controlar a CCS de uma fazenda é um trabalho gradual e de longo prazo, ao contrário do controle da CBT, a qual um pequeno ajuste pode fazer toda a diferença. O controle da CCS envolve manejo específico das vacas, mudanças no processo de ordenha, diagnóstico e tratamento adequado de casos de mastite e, em casos extremos, até descarte de animais "problema".

Continua depois da publicidade

Para quem está tendo grandes dificuldades com CCS, vale a pena dar uma conferida na coluna do Prof. Marcos Veiga, da USP, especialista em qualidade do leite. Um artigo bem interessante para ler é “Características de fazendas com baixa CCS de tanque”. Quem sabe não tem uma dica bacana para adotar na sua propriedade?

E você que obteve sucesso no controle desse parâmetro, conte para gente aqui nos comentários ou por e-mail para contato@milkpoint.com.br. Sua experiência pode ajudar algum produtor que está passando pelo mesmo problema wink.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 4

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?