ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa e Conif assinam acordo para ampliação de acesso às tecnologia agrícolas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Embrapa e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assinaram acordo de cooperação para realização de ações conjuntas com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes e produtores rurais ao conhecimento científico e aos ativos de inclusão tecnológica desenvolvidos pela Embrapa. A assinatura aconteceu na abertura da 97ª Reunião Ordinária do Conif, nesta semana, em Brasília.

O diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, disse que o acordo fortalece o trabalho conjunto das duas instituições que unem esforços para levar transformação ao setor agropecuário. “A rede do Conif tem grande capilaridade e será estratégica para aumentar o impacto das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa”, comentou.

Cleber Soares destacou que a parceria tem um componente que contribui para a formação de estudantes da grande área de ciências agrárias do Conif com a disponibilização de acesso aos repositórios de informação Embrapa:  “Alice”, com acesso livre às informações científicas produzida por pesquisadores da Embrapa; “Infoteca-e”, que contém informações sobre tecnologias produzidas pela Embrapa e seus parceiros; e o Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura, o “Sabiia” que é uma interface que reúne informações sobre agricultura e áreas afins, possibilitando o acesso ao texto integral de milhares de publicações científicas disponíveis em diversas instituições nacionais e internacionais.

“É a junção da pesquisa realizada pela academia com as pesquisas aplicadas realizadas pela Embrapa”, afirmou o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva. “A Embrapa tem um acervo de conteúdo significativo, com livros, vídeos e pesquisas, por exemplo. Todo esse material irá complementar o que é ensinado dentro de nossas instituições, onde mais de 50% dos nossos campi são agrícolas”, disse. “Esse é só o começo da parceria. É um grande momento para as duas entidades que pode trazer resultados bastante significativos para a área agrícola no Brasil”, finalizou.

Outra meta da cooperação é a instalação de pelo menos dez Unidades de Referência Tecnológica (URT) em instituições integrantes da rede Conif. A Embrapa disponibilizará mudas e sementes de cultivares e apoiará a instalação das URTs, inclusive com orientações sobre as cultivares e as práticas necessárias para a implantação e condução das Unidades de Referência. Em contrapartida, além do espaço, a rede Conif disponibilizará mão-de-obra e materiais e insumos necessários para o trabalho.

9ª OBAP

O diretor-executivo da Embrapa aproveitou a ocasião para colocar a Empresa à disposição do Conif para apoiar a Olimpíada Brasileira de Agropecuária. A Obap é uma competição científica destinada aos alunos dos cursos de educação profissional da área de agrárias e demais cursos do eixo tecnológico Recursos Naturais.

As informações são da Embrapa. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures