ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater, UTFPR, Unioeste e Mapa publicam livro e promovem evento de capacitação sobre queijo colonial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/05/2019

1 MIN DE LEITURA

0
2

Considerando a grande produção de leite e queijo na Região Sudoeste do Paraná, o desenvolvimento tecnológico é de fundamental importância. Conhecer os aspectos teóricos da arte de fazer queijos é essencial para a melhoria da qualidade, produtividade e resolução de problemas na prática do dia a dia.

Neste contexto, o Instituto Emater, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Francisco Beltrão; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Unidade Pato Branco; e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com apoio da Cresol, publicaram um material técnico sobre a produção de queijos artesanais.

O livro intitulado “Segurança Alimentar na Produção de Queijo Colonial Artesanal” destina-se a todos que estudam ou trabalham na área ou simplesmente são amantes dos queijos. Juntamente com a publicação do material técnico, a segurança alimentar na produção do queijo colonial artesanal é o foco principal do curso gratuito que está sendo ofertado pela UTFPR de Francisco Beltrão em parceria com a Emater e demais instituições.

Emater, UTFPR, Unioeste e Mapa publicam livro e promovem evento de capacitação sobre queijo colonial

O curso é composto por 14 módulos e acontece todas as sextas-feiras úteis de 5 de abril a 26 de julho de 2019, na nova sede da Cresol em Francisco Beltrão. Cada módulo aborda um capítulo do livro: sanidade do rebanho; obtenção higiênica do leite; boas práticas de fabricação; higiene e sanitização para agroindústrias; tecnologia de fabricação de queijos; microbiota do leite cru; maturação e legislação brasileira de queijos artesanais; indicação geográfica; valorização do queijo colonial; qualidade nutricional e sensorial; importância do “saber-fazer”; gestão da qualidade na agroindústria; aproveitamento do soro de leite; embalagem e rotulagem para queijos artesanais.

Marcelo Barba Bellettini, extensionista do Instituto Emater de Francisco Beltrão explica que o livro e o curso têm como objetivo auxiliar nos treinamentos e projetos técnicos no dia a dia dos técnicos de campo e ser fonte de consulta para os produtores e demais interessados. “Esperamos que esse trabalho contribua ainda mais para o desenvolvimento queijeiro da região”, afirma o extensionista.

O material encontra-se disponível no Instituto Emater da Unidade Regional de Francisco Beltrão, no Campus de Francisco Beltrão da UTFPR, na Unidade Regional de Pato Branco do MAPA e pode também ser solicitado pelo e-mail mbellettini@emater.pr.gov.br

O contato para obter mais informações ou realizar inscrições para o curso pode ser feito pelo telefone (46) 3520-2656 ou pelo e-mail leite.fb@utfpr.edu.br

As informações são da Emater. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures