ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Douglas Erig: "como mensuro as ações de bem-estar animal? É simples: no tanque"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/04/2019

2 MIN DE LEITURA

0
9

O painel “Conforto e bem-estar animal: é hora de prestar atenção!” do Interleite Sul 2019, evento que ocorrerá nos dias 08 e 09 de maio, em Chapecó/SC, conta com um time de palestrantes de peso! Um deles é Douglas Erig, da Fazenda Agropecuária Silva Erig, localizada em Victor Graeff/RS. O tema da sua apresentação será “Bem-estar animal e resultados na produção e rentabilidade da propriedade”.


Douglas Erig na Fazenda Agropecuária Silva Erig

A fazenda trabalha com mão de obra familiar e conta com ele, Andréa (esposa) e Thales, seu filho de 21 anos. Inclusive, 21 é a mesma idade de atuação da empresa, que tem o foco na atividade leiteira, quando Andréa herdou o negócio. 


Fazenda Agropecuária Silva Erig

“Nós começamos nossa caminhada na atividade leiteira como propriedade Silva Erig a partir do ano de 2002, quando assumimos os negócios. A fazenda já vinha na atividade leiteira há muitos anos com sistema familiar, até então, tocada pelos pais de Andréa com a sua ajuda. No ano de 1994, seu pai faleceu e a partir deste instante, a Andréa e sua mãe tiveram que dar sequência sozinhas com muita dificuldade na atividade. No ano de 1997 nos casamos e fui ajudar na propriedade, tivemos o Thales e trabalhamos com a mãe da Andréa (a Dona Ane) até o ano de 2002 quando então, assumimos a propriedade e passamos a pagar arrendamento”, disse Douglas.

Eles mudaram de propriedade em 2010 com a compra de uma nova área, mais próxima aos pais do Douglas. Hoje possuem uma área total de 19,7 hectares própria e 21 hectares arrendados dos pais dele. A propriedade possui 70 animais, e destes, 50 são vacas (sendo 39 em lactação). A produção de leite por dia é de 850 litros.

Para ele, o bem-estar dos animais é imprescindível para se obter bons resultados. “Nossos cuidados são inúmeros e vão desde uma boa alimentação, cuidado no manejo, água à vontade e limpa, sombra e pastagem de qualidade. Na questão de manejo e treinamento, participamos de cursos e palestras, mas o mais importante neste quesito é que a nossa renda vem dos animais e quanto melhor eles forem tratados, com certeza maior será nossa renda”.

Sobre a mensuração das ações adotadas na área de bem-estar, Douglas disse: "É simples. Vemos os resultados das ações no tanque. Na minha opinião o bem-estar dos animais está diretamente associado à qualidade já que animais bem alimentados e bem cuidados adoecem pouco, e como consequência, produzem mais e - assim - dão mais resultados.

Quando questionado sobre os desafios da fazenda, ele comentou que um dos principais é o aumento da média de produção por animais, seguido da diminuição dos custos e principalmente - e pensando na sucessão familiar - dar condições para que o Thales possa continuar na propriedade. 

Douglas convidou a todos para participar da sua palestra no Interleite Sul 2019. “No evento, poderemos debater e ampliar os nossos conhecimentos. Vamos juntos nos aperfeiçoar”, concluiu.

Faça como os mais de 500 inscritos do Interleite Sul 2019! Confira a programação completa e se surpreenda! Assuntos como automação, terceirização, parcerias, diferenciação, escala e sistemas de produção que aproveitam ao máximo a propriedade com sustentabilidade serão abordados. Também, o evento conta com espaços para networking e muita troca de experiências. Resumo da ópera? Nem conseguimos imaginar você fora disso tudo! Então, confira a programação completa e se inscreva agora mesmo! Vem com a gente!

PATROCINADOR PRATA

PATROCINADOR BRONZE

APOIO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures