'Margarita', um projeto social lançado pela Danone em 2010 para apoiar e desenvolver a rede de pequenos produtores de leite do México, recebeu US$ 1,3 milhão de financiamento de um acordo de colaboração com o Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento com o potencial de triplicar a quantidade de pequenos produtores de leite no país.
Desde 2010, a iniciativa Danone Margarita tem apoiado pequenos produtores de leite que não dispõem de recursos técnicos adequados para aumentar e melhorar sua produção de leite, contribuindo parcialmente para o déficit de leite do México.
O financiamento ajudará a Danone a triplicar o número estimado de produtores que a empresa originalmente previu que poderia apoiar quando o projeto foi implantado, há nove anos. Até o momento, 368 pequenos produtores de leite no estado de Jalisco, no México, se tornaram produtores de leite com um negócio sustentável. Atualmente, esses produtores fornecem 18% do leite (53.268 toneladas métricas por ano) usado pela Danone no México.
A empresa mexicana de alimentos BIMBO anunciou que em breve comprará leite diretamente da Danone México. A Ecosystem Fund, parceira da Danone Margarita, disse que contribuirá com outros US$ 920.000 para treinamento, monitoramento, avaliação e gerenciamento de projetos. A ONG agrícola Nuup também se juntou à missão que apoia pequenos produtores no México.
"A assinatura deste contrato com o BID Lab e a colaboração de outros atores como Nuup e BIMBO é um grande passo para o nosso projeto Margarita, que continuará promovendo o desenvolvimento de pequenos produtores e a produção sustentável de leite no país. O trabalho conjunto será fundamental para alcançar essa iniciativa em maior escala, triplicando o número de produtores beneficiados, que poderá subir nos próximos anos para mais de 900", disse Mariano Salceda Servín de la Mora, vice-presidente de novos negócios da Danone México. "O sucesso deste projeto nos levará mais e mais para continuar convertendo pequenos produtores em pequenos empreendedores".
Tomás Bermúdez, representante do BID no México, comentou: "40% do leite produzido no país vem de fazendas familiares com menos de 60 vacas. Portanto, o apoio do Laboratório do BID enfocará particularmente na introdução e teste do uso de tecnologia disruptiva, como a Internet das Coisas (loT), que operará com sensores colocados nas vacas para monitorar seu cio e movimento, o que contribuirá para melhorar a produtividade e aumentar o número de produtores integrados na cadeia de valor, melhorando assim a competitividade dos pequenos produtores e do setor leiteiro em geral".
Com o financiamento adicional, pequenos produtores de leite no México terão acesso à tecnologia que aumenta a produtividade, a eficiência e a rentabilidade de sua produção de leite.
De acordo com a Danone, os US$ 1,3 milhão irão implementar "monitoramento constante da pecuária" e permitirá ao produtor obter informações imediatas sobre saúde animal, reprodução e conforto. "Juntas, essas informações contribuirão para a melhor tomada de decisões no campo, o que, por sua vez, tem impacto sobre melhores indicadores de produtividade", disse a Danone. Além disso, pequenos produtores de leite serão equipados com uma plataforma de tecnologia integrada que monitora e comunica toda a cadeia de fornecimento de valor a partir de entregas de leite, qualidade do leite e demonstrações contábeis financeiras.
Cada pequeno produtor da Danone Margarita receberá fundos diretamente do BID Lab, que administrará o novo desenvolvimento tecnológico do programa.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.