William Mazzucatto, 23 anos, desde criança sonhava em ser empreendedor. Começou a trabalhar muito cedo em uma empresa que distribuía queijos e depois dessa experiência, partiu para a área de suplementos alimentares. “Eu fui contagiado pelo estilo de vida saudável, a pratica de exercícios físicos e a suplementação. Foi quando eu conheci o whey protein e me encantei com o mesmo por ser uma ótima fonte de proteínas. Sempre fui muito crítico com os produtos já existentes no mercado, pois os encontrava com sódio demais, corantes em excesso, carboidratos em quantidades desproporcionais, entre outros. Comecei a pensar em um produto que seria interessante para mim e não achava nada no mercado que fosse tão natural quanto eu queria que fosse”.
“Fui unindo os pontos e me questionando: por que não um whey com sabor de iogurte grego que não necessariamente precisa ser ‘tomado’? E se fosse um produto no qual os consumidores apreciassem de colher?” Assim, ele foi desenvolvendo a ideia inicial e lapidando o produto. “Quem não gosta de morango? E se colocássemos sementes de chia para gerar uma ‘crocância’ e explorar a funcionalidade desse ingrediente?”.
O produto começou a tomar proporções maiores e por que não torná-lo também uma fonte de minerais, como o cromo? A principal função deste mineral é auxiliar a insulina – hormônio secretado pelo pâncreas – na distribuição do açúcar proveniente dos alimentos. “Passamos a estudar uma fórmula com um pouco mais de goma para que na hora que ela fosse misturada com a água, se tornasse um iogurte grego, bem cremoso e possível de ser utilizado em várias receitas. Foi assim que lançamos o primeiro produto da Forseek, o Grego Protein, idealizado para aqueles que recarregam as suas energias diariamente com uma boa dose de estilo de vida e informação”.
Para contar ao vivo toda essa história e o seu modelo de negócio, a organização do Dairy Vision 2018 convidou William Mazzucatto , para ser um dos palestrantes do evento, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro na Expo Dom Pedro, em Campinas/SP.
William destaca que a Forseek servirá como uma plataforma para a criação de outros produtos na área de suplementação e - com relação ao grego - a equipe já está determinada na prospecção de novos sabores. “Com o nosso negócio, estamos tentando dar uma outra cara para o whey protein e aliar o fato de que boa parte das pessoas consome e se simpatiza com os iogurtes. Eu li várias pesquisas e o iogurte é o snack preferido das tardes, mas, ainda há uma lacuna no segmento dos lácteos com um maior teor de proteínas. Queremos mostrar que todos podem consumir proteínas de qualidade, não apena o pessoal fitness. Para quem malha, o produto ‘cai como uma luva’, mas, para quem não malha, nada impede de ser consumido com um acompanhamento nutricional adequado. De maneira resumida, estamos agregando valor aos lácteos”, completou.
Para a produção do Grego Protein, a Forseek terceirizou uma indústria em Xanxerê/SC com todas as especificações técnicas necessárias, maquinários e padrões de qualidade exigidos. Atualmente o produto - que tem como fornecedora de matéria-prima a Glanbia Nutritionals - já está em mais de 150 pontos de venda no país, porém, com movimentos de expansão, visto que oficialmente a marca estreou no mercado há seis meses. “Para nós foi um ‘super boom’ já que o público se mostrou muito receptivo. A marca pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, empórios e nosso giro está sendo incrível”, comemora.
Chegando em sua 4ª edição, o Dairy Vision contribuirá (e muito!) com o setor por meio de vários insights apresentados sobre as tendências na área de alimentos e bebidas no Brasil e no mundo. Assim, é fundamental que o Dairy Vision 2018 esteja na sua agenda! Ele mostrará oportunidades e clareará ao público os principais desafios de todas essas mudanças, principalmente para o setor lácteo. Então, nos vemos em breve! Até novembro!
O evento é uma iniciativa da AgriPoint e da Zenith Global e tem como:
- patrocinadores GOLD: CHR Hansen, Polyone (Colormatrix) e SealedAir;
- expositores: Ecolean, DuPont, Duas Rodas e RMB Paque;
- table top: Noluma, NovoZymes e Paque.
- apoio institucional: Fepale;
- apoio de mídia: Revista Indústria de Laticínios, Revista + Leite e The Dairy News.