ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Dados preliminares do IBGE: captação formal cai 3,2% na comparação anual

O IBGE divulgou na última quinta-feira (09.08.18) dados preliminares de captação formal de leite no Brasil para o 2º trimestre de 2018. No período, o Instituto aponta que foram adquiridos 5,47 bilhões de litros, 9% a menos em relação ao 1º trimestre do ano, e queda de 3,2% quando comparado com o mesmo período de 2017. Observe o gráfico 1.

Gráfico 1. Captação formal: variação em relação ao mesmo período do ano anterior.


*Dados preliminares. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint com base em dados do IBGE.

Desde o 3º trimestre de 2017 o crescimento na captação apresentava desaceleração, por conta de fatores de mercado que vinham diminuindo as margens da atividade. Contudo, importante ressaltar que nessa queda anual de 3,2%, houve grande influência da paralisação dos caminhoneiros ocorrida entre o final de maio e início de junho, quando se estima que 400 milhões de litros foram descartados e deixaram de ser adquiridos pelas indústrias.

Hipoteticamente, caso esses 400 milhões de litros tivessem sido efetivamente entregues às indústrias, os dados parciais do IBGE apontariam para captação de 5,87 bilhões de litros, passando de uma queda de 3,2% para um aumento de 3,8% na comparação anual; evidenciando assim o grande impacto na cadeia láctea ao longo do Brasil causado pela paralisação.

Nota: Os primeiros resultados das Pesquisas Trimestrais do Leite são dados prévios, divulgados apenas a nível nacional, que podem sofrer alterações até a divulgação oficial dos resultados do trimestre de referência, agendada pelo IBGE para ocorrer em 12.09.2018. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.