ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CRMV-SP promove I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2018

4 MIN DE LEITURA

0
0

Para celebrar o Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizará, no próximo dia 18, o I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo.

Seguindo a temática da campanha "Cada vez mais precisão na garantia do bem-estar animal", lançada pelo CRMV-SP no mês de abril, o evento tem como proposta estimular o aprimoramento técnico profissional e debater sobre as novas áreas de atuação da Zootecnia.

A programação do evento, que acontecerá na sede do Conselho, na capital paulista, inclui palestras que abordarão temas em evidência na profissão, além da entrega do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries, também realizado pela primeira vez pelo CRMV-SP, para homenagear um profissional de destaque.

"O objetivo do Conselho é reconhecer o importante e estratégico papel que os zootecnistas desempenham em diversas áreas, como por exemplo no agronegócio brasileiro" reforça o presidente do CRMV-SP, médico-veterinário Mário Pulga.

De acordo com a zootecnista e presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Zootecnia do CRMV-SP, Profa. Dra. Célia Regina Orlandelli Carrer, esse é um ótimo momento para comemorar a visibilidade que os profissionais da Zootecnia conquistaram ao longo dos 50 anos de regulamentação da profissão. "O desafio agora é manter o foco na produtividade e na qualidade, sem desconsiderar a sustentabilidade".  

Palestras

O encontro contará com palestrantes de diversas vertentes da Zootecnia, que tratarão de temas que vão do panorama do ensino superior no País aos mais avançados sistemas de produção, incluindo a importante discussão sobre o bem-estar animal.

"A proposta do evento é apresentar um lado mais moderno, mais atual da profissão. Serão debatidos assuntos emergentes e de grande relevância" diz a Profa. Dra. Ana Cláudia Ambiel, zootecnista integrante da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Zootecnia do CRMV-SP, presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do CFMV e, também, palestrante do encontro.

A implantação da Zootecnia de Precisão como meio de garantir ganhos padronizados na produtividade será o assunto debatido pela Profa. Dra. Thalita Cucki, zootecnista e docente da Universidade Anhembi Morumbi (UAM/SP). "A Zootecnia de precisão é a forma de transformar a pecuária tradicional na produção animal inteligente, eficiente, monitorada em tempo real, para atender a uma demanda de mercado crescente e cada vez mais exigente".

O bem-estar animal na pecuária brasileira será o foco da palestra ministrada pela zootecnista Dra. Andrea Bueno Ribeiro, coordenadora do Programa de Mestrado em Saúde Animal da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Ela defende que o país precisa investir em "sistemas produtivos eficientes, seguros e sustentáveis, que levem em conta o bem-estar dos animais".

O zootecnista Prof. Dr. Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Sistemas Agroindustriais, abordará o tema "rastreabilidade e certificação de carne bovina".

O empreendedorismo e a inovação no agronegócio serão debatidos pelo Dr. Celso da Costa Carrer, que é membro da Comissão Técnica de Políticas Públicas do CRMV-SP e coordenador do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária da FZEA-USP e coordenador da Incubadora de Empresas Inovadoras do Agronegócio, em Pirassununga. "O mercado exige hoje um profissional que venha, basicamente, resolver problemas, que saiba trabalhar em time e que respeite a especialização das diferentes profissões que confirmam o sucesso do agronegócio brasileiro".

Já o zootecnista Dr. Fábio Sussel, pesquisador da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, falará sobre o potencial da aquicultura no Brasil. "O zootecnista vem atuando de modo exemplar na aquicultura brasileira. Seja na nutrição, nos programas de melhoramento genético ou no manejo das produções. E é de fundamental importância discutirmos meios para sermos mais eficientes na produção de proteína de origem animal".

Premiação

Durante o evento, acontecerá a entrega do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries. A primeira profissional de destaque a receber o prêmio, concedido pelo CRMV-SP, é a Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz, zootecnista especialista em melhoramento genético.  

Entre outras atividades, Sandra Aidar foi professora adjunta do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, campus de Jaboticabal, atuando, principalmente, na linha de pesquisa de melhoramento genético de bovinos.

A zootecnista foi indicada ao prêmio por profissionais da área, por meio de uma pesquisa feita no site do Conselho. "Fiquei bastante feliz e também surpresa pela indicação. Trabalhei diretamente com o Dr. Fries e é muito gratificante receber um prêmio que leva o seu nome. Ele foi um profissional genial, por quem sempre tive uma grande admiração" revela.

Segundo a Profa. Dra. Célia Carrer, Luiz Alberto Fries deixou uma marca nas avaliações genéticas do País e contribuiu, de forma decisiva, para a melhoria da performance dos rebanhos. "A Zootecnia se orgulha de ter podido contar com um profissional como o Dr. Fries no rol de grandes personalidades da área".

Serviço - I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo
Data: 18/05/2018
Horário: 9h - 17h30
Local: Auditório da sede do CRMV-SP
Inscrições gratuitas pelo site www.crmvsp.gov.br

As informações são do CRMV-SP. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint