As bebidas à base de proteína de soro do leite ajudam as pessoas com diabetes tipo 2 a controlar os níveis erráticos de glicose, de acordo com uma nova pesquisa. O estudo, publicado no jornal Diabetologia, avaliou 15 pessoas com diabetes tipo 2 bem controladas consumindo ou 50 gramas de soro de leite em 250 ml de água ou placebo com apenas 250 ml de água de suas formas separadas. Isso foi acompanhado por um café da manhã com alto índice glicêmico de três fatias de pão branco e geleia açucarada – designada a criar um aumento da glicose após a refeição.
Os resultados mostraram que durante o período de 180 minutos após a refeição, os níveis de glicose caíram em 28% após o consumo de soro do leite, com uma redução uniforme direcionando as fases iniciais e finais”, disseram pesquisadores de Universidade Lund, Universidade Tel Aviv e Universidade de Jerusalém. Eles disseram que as respostas à insulina e peptídeo C foram significativamente maiores do que o grupo controle em 105% e 43%, respectivamente. Ao mesmo tempo, as respostas iniciais de insulina foram 96% maiores após o soro do leite.
O professor Jakubowicz, um dos autores do estudo, disse: “A resposta inicial de insulina que normalmente é deficiente em pessoas com diabetes tipo 2 foi significativamente maior após a proteína do soro do leite do que com placebo e o consumo de proteína do soro do leite reduziu de forma significativa a elevação da glicose sanguínea após o café da manhã. Dessa forma, a proteína do soro do leite poderia representar uma nova abordagem para aumentar as estratégias de redução da glicose em diabetes tipo 2”.
Nos dois grupos, foram coletadas amostras sanguíneas para avaliação da concentração plasmática de glicose, peptídeo similar ao glucagon (GLP-1) intacto e concentrações de insulina. Isso foi feito 30 minutos antes do consumo do café da manhã quando as bebidas com soro de leite ou placebo foram consumidas, bem como quando a refeição foi servida e então aos 15,30, 60, 90, 120, 150 e 180 minutos de intervalos após o café da manhã. A única medicação que os participantes diabéticos estavam tomando era sulfonilureia e metformina.
“O que é notável é que o consumo de proteína do soro do leite antes das refeições reduz os aumentos de açúcar no sangue vistos após as refeições. Ele também melhora a resposta de insulina do corpo, colocando-a no mesmo alcance ou até maior do que a produzida por novas drogas de combate à diabetes”, disse o professor, Jakubowicz.
“O alto consumo de leite tem sido associado com um menor risco para diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares e a proteína do soro do leite aumenta a produção de um hormônio intestinal chamado GLP-1, que estimula a secreção de insulina. Isso, por sua vez, reduz o aumento da glicose após as refeições”.
O Ministério da Saúde de Israel e o Conselho de Leite financiaram essa primeira rodada de pesquisas. Os pesquisadores disseram que agora estavam considerando uma avaliação clínica de longo prazo sobre o consumo de proteína do soro do leite para diabéticos.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
Consumo de proteína do soro do leite de manhã ajuda pessoas com diabetes tipo 2
As bebidas à base de proteína de soro do leite ajudam as pessoas com diabetes tipo 2 a controlar os níveis erráticos de glicose, de acordo com uma nova pesquisa. O estudo, publicado no jornal Diabetologia, avaliou 15 pessoas com diabetes tipo 2 bem controladas consumindo ou 50 gramas de soro de leite em 250 ml de água ou placebo com apenas 250 ml de água de suas formas separadas. Isso foi acompanhado por um [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.