ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumidor dita tendência das embalagens de soft drinks

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/02/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

destino correto dos resíduos tem recebido uma atenção maior do consumidor brasileiro. É o que revela o relatório da indústria de ‘Packaging’ no Brasil, realizado pela Euromonitor International, provedor de pesquisa de mercado. Segundo o relatório, há uma ampla oferta de alternativas para embalagens sustentáveis ?para o setor de soft drinks no Brasil como driver para impactar um número cada vez maior de consumidores preocupados com o meio ambiente. Em razão disso, o consumidor tem aderido às diretrizes das organizações ambientais, a exemplo da luta contra a utilização de plástico, o que levou as pessoas a procurarem produtos alternativos.

O Indicador de Consumo Consciente de 2019, do SPC Brasil, reafirma o estudo da Euromonitor e aponta que 83% da população nacional preferem consumir produtos em embalagens recicláveis. A pesquisa mostra ainda que, para 75% dos entrevistados, o compromisso do fornecedor com ações ambientais e sociais faz diferença na hora da compra.

O levantamento da Euromonitor também indica que existem outras soluções de embalagem mais ecológicas que estão caindo no gosto popular como a utilização de materiais biodegradáveis, aumentando assim a procura por esses produtos. Dentro da linha da sustentabilidade, o estudo aponta que os retornáveis de carbonatados, além de populares, também representam preços mais competitivos.

“A preocupação com o meio ambiente foi um dos temas de maior destaque no último ano e apontado como uma das principais tendências de comportamento do consumidor para os próximos anos. Os consumidores estão, cada vez mais, buscando formas de diminuir o seu impacto ambiental e isso tem pressionado organizações para passarem a oferecer soluções sustentáveis. Essa demanda impulsiona a criação de novos modelos de negócios, que evitam a geração de resíduos e chamam a atenção de consumidores que estão adotando a sustentabilidade por meio de produtos mais duradouros ou até mesmo de uma logística de distribuição mais eficiente. Modelos de assinatura e opções reutilizáveis ou com refis ganharam tração como soluções para atender as demandas éticas, ambientais e de sustentabilidade. À medida que mais empresas integrarem embalagens reutilizáveis ou estratégias de logística sustentáveis às suas linhas de produtos, essa opção será menos uma vantagem competitiva e mais uma característica essencial para diferenciação de marcas. De qualquer forma, é importante que os consumidores entendam que mais crítico do que uma embalagem de um ou outro material, é como eles mesmos fazem o descarte e a separação destes resíduos”, afirma Angelica Salado, gerente de pesquisa da Euromonitor International.

Para o presidente da ABIR - Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas, Alexandre Jobim, a embalagem é essencial para a indústria de bebidas não alcoólicas. “Trate-se de um importante cartão de visita, ou seja, a primeira impressão do consumidor ao se deparar com o produto nas prateleiras. Portanto, quanto mais atrativa no formato, design, cores, sustentabilidade, mais cativará o consumidor. Além do aspecto visual, também é essencial na conservação e durabilidade de nossos produtos, garantindo assim a segurança alimentar de nossos consumidores”.

A questão das embalagens sustentáveis será debatida durante a segunda edição da ANUFOOD Brazil -- Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, entre os dias 9 e 11 de março no São Paulo Expo.

As informações são da ABIR.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures