ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça a trajetória da Xapetuba Agropecuária, que hoje, é a 26ª maior produtora de leite do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/07/2019

4 MIN DE LEITURA

0
9

xapetuba agropecuáriaThiago Bianchi Silveira é gestor da Xapetuba Agropecuária, localizada em Uberlândia/MG. De acordo com a pesquisa Top 100 realizada pelo MilkPoint - que aponta os 100 maiores produtores de leite do Brasil - a propriedade está em 26º lugar. Atualmente produz 20 mil litros de leite por dia por meio de 900 vacas em lactação e pretende chegar até o final do ano aos 23 mil litros diários, isso, resultado de um planejamento que contemplou o uso de compost barn e aplicação de modernas tecnologias que permitiram escalar a produção.

A fazenda - que fornece o seu leite para a Itambé - fez um trabalho orientado para investimentos contínuos em genética, bem-estar animal e nutrição. A Xapetuba possui uma sólida base de doadoras da raça Gir Leiteiro de alta consistência genética, alicerce de todo o sistema produtivo. Elas são utilizadas para produzir novilhas Girolando meio sangue de alto valor genético. A raça Holandesa também está na mira, porém, para gerar um gado 3/4 e 7/8, já que a ideia é não perder a origem do meio sangue e principalmente do Gir.

Segundo Thiago, o projeto está em constante evolução e os animais de alta performance evidenciam suas capacidades por meio das altas produções. Além de gado leiteiro, também são produzidos suínos em parceria com a BRF.

“A história da fazenda começou há aproximadamente 40 anos com o meu avô, que na época, produzia café e gado de corte. Em determinado momento, meu pai entrou como sócio e construiu uma granja de frangos por meio de uma parceria. Em 1998-1999, uma de suínos também foi contemplada. E foi em 2008, que já comigo na gestão, optamos por alçar novos voos e entrar no ramo leiteiro. Na época, consideramos que era uma boa opção para a nossa propriedade, que é considerada de pequeno/médio porte”, comentou Thiago em entrevista exclusiva ao MilkPoint.

xapetuba agropecuária

Ele será um dos palestrantes do Interleite Brasil 2019 e falará sobre ‘Gestão da Qualidade do leite – um caso prático’ no painel de Gestão da Qualidade do Leite. O evento ocorrerá nos dias 07 e 08 de agosto em Uberlândia/MG.

Como dito anteriormente, hoje a fazenda se configura como uma das 100 maiores do Brasil. Vale destacar que em 2016-2017, a Xapetuba contava com 400-450 vacas em lactação, mas, a equipe optou por acelerar a expansão a fim de diluir custos e aproximar a agropecuária mais ainda da meta final do projeto, esta, que sempre visou a competitividade. Hoje com 900 vacas em lactação, um dos próximos objetivos é estabilizar em 1000. Além disso, uma outra meta [Thiago diz que é mais sonho do que meta] da Xapetuba é conseguir o aumento da produtividade média por animal, atingindo 30 litros/vaca/média/ano.

Sobre o tema da sua palestra no Interleite Brasil – que é a qualidade do leite – Thiago contou que esse assunto é tratado com bastante atenção e importância já que há um forte entendimento na Xapetuba que o leite entregue para a indústria precisa ser de extrema qualidade.

xapetuba agropecuária

“Essa é uma premissa que jamais abrimos mão. Quando falamos em qualidade, também nos referimos à saúde das vacas e higiene da ordenha, fatores bastante relevantes para nós. A fim de deixar tudo ‘redondo’ nesse quesito, possuímos uma assessoria mensal que inclui a visita de um técnico cujo papel é nos ajudar a ler as análises das amostras que enviamos para a Clínica do Leite. Também, contamos com um auxílio do sistema MDA para que implantemos ferramentas e técnicas de gestão que facilitem o dia a dia da operação, trazendo mais segurança nos processos e portanto, no final das contas, um produto com maior qualidade”, disse ele, que ainda complementou:

“Acredito que um dos principais desafios do leite daqui para frente são as questões de competitividade. É necessário um cenário diferente para ‘brigarmos’ em um cenário liberal, que inclusive, é a proposta do atual governo. Condições são necessárias para que possamos estar equiparados com os produtores de todo o mundo e assim, abrir as porteiras tanto para as importações quanto para as exportações. Digo isso tanto no campo fiscal, assim como, no âmbito financeiro, de juros e incentivos. Seria interessante o governo compreender essa questão a fim que tenhamos igualdade. Creio que dessa forma seria justo o produtor brasileiro de leite trabalhar e - aí sim -, tenho certeza que também considerando as nossas condições naturais, poderíamos nos tornar bastante competitivos no mercado”, finalizou.

xapetuba agropecuária

Há 25 anos crescendo junto com o setor leiteiro, o Interleite Brasil é o evento que reúne toda a cadeia produtiva para falar de mercado, gestão, inovação e futuro. Neste ano, novamente em Uberlândia/MG, nosso compromisso é fazer um evento imperdível, daqueles que você não se arrepende jamais de ter participado! Neste ano, o Interleite Brasil contará com várias inovações. Uma delas é um painel de debate junto aos laticínios focados no relacionamento com o produtor e a coordenação da cadeia láctea. Algo totalmente novo e que também pretende movimentar o público e agregar no setor são os casos de sucesso oriundos de outros países. Resumindo? Você não pode perder! Confira a programação completa e faça a sua inscrição com 15% até o dia 25/07.

REALIZAÇÃO

PATROCINADOR MASTER

PATROCINADOR OURO

PATROCINADOR PRATA

PATROCINADOR BRONZE

APOIO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures