ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Clima faz sorveterias ajustarem estratégias

A queda gradual da temperatura prevista para os próximos quatro meses fez com que as marcas que comercializam açaí e sorvetes ajustassem suas estratégias para compensar a perda de clientes no período. Entre as medidas adotadas, estão a inserção de novos itens no cardápio e a aposta em ambientes com clima controlado e delivery. “Por si só, o Brasil tem muitas variações de frente fria pontuais. A sazonalidade do clima do País é muito mais diária do que mensal”, afirma o fundador da rede de franquias OakBerry Açaí, Georgios Frangulis.

De acordo com ele, a empresa tem a vantagem competitiva de estar localizada em ambientes com temperaturas reguladas: 56 unidades instaladas em shopping centers e uma no aeroporto de Congonhas, na capital paulista. O executivo destaca que o posicionamento da marca está mais atrelado ao ato do cliente realizar uma refeição – como por exemplo almoço ou lanche – do que apenas optar por um item de sobremesa. Em paralelo, o novo mix de produtos no cardápio ameniza as possíveis oscilações de vendas para os períodos mais frios.

Ele afirma que, mesmo com o público mais receoso para consumir produtos gelados no frio, o desempenho da marca para o período se mantém pela “irregularidade” das estações e com o desenvolvimentos de campanhas pontuais – como por exemplo para o Dia dos Namorados e para os jogos da Copa do Mundo. Em 2017, o faturamento da empresa foi de R$ 4,5 milhões, quando apenas 18 unidades estavam ativas. Para esse ano, a estimativa é de R$ 25 milhões em receita, por meio da expansão de serviços de delivery e a inauguração de novas unidades de rua.

Com atuação no mesmo segmento, a Açaí Concept – que tem forte presença na região Nordeste do Brasil – ampliou seu portfólio de produtos ao adicionar itens como tapiocas e cafés no cardápio com o objetivo de compensar a falta de demanda por produtos gelados. “Mesmo sofrendo um pouco com a sazonalidade, o açaí é considerado por muitas pessoas como parte da refeição”, argumenta o sócio da empresa, Rodrigo Melo.

Segundo ele, em virtude da ocorrência de chuvas na região para o período, a rede está investindo mais na eficiência no delivery por meio de parcerias com aplicativos de entrega – como por exemplo marketplace. “Estamos trabalhando para amenizar os efeitos de queda na temperatura no desempenho das vendas que costumam cair torno de 20%”, declarou o empresário.

Assim como a OakBerry Açaí, Melo afirma que os shopping centers desempenham um papel importante na evolução das vendas desse setor. “Recentemente inauguramos quatro unidades nestes ambientes no Rio de Janeiro, chegando a 230 negócios em operação.” Com faturamento de R$ 80 milhões em 2017, a expectativa de crescimento em termos de receita para este ano gira em torno de 30%.

Já para a gerente de operações do Grupo Oportunidade – holding da rede de sorveterias Sr. Sorvete –, Vivian Tieso, as operações da empresa no Estado do Recife não devem sofrer grande impacto, em virtude da característica climática da região Nordeste. Para lidar com a queda da temperatura em outras partes do Brasil, a rede lançou uma linha de bebidas quentes – a qual vai estar disponível no cardápio apenas durante o inverno. A executiva ainda afirma que, sem a iniciativa de inserção de opções alternativas ao sorvete para o período, a queda nas vendas seria de 30%.

“No momento estamos em busca de maior expansão nos Estados onde atuamos, como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Queremos atingir 23 unidades em operação até o final de 2018 e atingir a meta de faturamento de R$ 5 milhões”, diz Vivian.

As informações são do DCI. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.