Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Fazendas leiteiras chilenas implementam inteligência artificial para bem-estar animal

A inteligência artificial vem sendo usada no setor leiteiro chileno para ajudar no bem-estar animal. Assim, as vacas podem gerar leite de maior qualidade. Leia!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 11/07/2023 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A inteligência artificial (IA) está sendo usada no setor pecuário chileno, especificamente no setor leiteiro, para ajudar no bem-estar animal. Com isso, as vacas produtoras podem gerar leite de maior qualidade. É o caso da Agrícola Ancali, que já tem projeto de utilização.

Enrique Bombal, veterinário e executivo sênior da DeLaval (parceira do Dairy Consortium), empresa de robôs de ordenha e outras soluções, trabalha no projeto e explica como essa tecnologia é usada no campo.

O especialista detalha que as ações estão sendo realizadas em diferentes áreas e que estão relacionadas principalmente ao monitoramento de animais, onde a IA é de vital importância, por meio do uso de sensores, dispositivos, digitalização e ferramentas de computador que fazem parte do cotidiano. Os mais conhecidos são os robôs de ordenha, que fazem esse trabalho no lugar dos humanos.

Bombal indica que estão sendo utilizados sistemas robóticos na indústria de lácteos para preparar a alimentação animal, onde os diferentes ingredientes que são dados às vacas são misturados automaticamente (com sistemas de mapeamento nos comedouros). Há alguns que até conseguem aproximar o alimento deles (empurrando-o), pois é comum, segundo ele diz, que elas o movam quando estão se alimentando.

Existem também novos robôs na área de limpeza que limpam o local onde vivem. O ambiente dos animais e a relação entre eles é analisado com outro sistema. Existem as chamadas redes neurais, que analisam a estrutura dos rebanhos e seu comportamento.

Programa comprovado

O programa que está sendo implementado em Ancali, a maior fazenda leiteira robótica do mundo, está relacionado a câmeras de monitoramento, que por meio de IA, como aprendizado de máquina, são capazes de usar algoritmos que identificam padrões. Por exemplo, eles podem reconhecer a interação humano-animal, ou seja, como a pessoa a aborda e se causa medo, estresse ou algum tipo de dor. “Não se trata de maus-tratos, mas de movimentos que podem ser bruscos e que a vaca percebe como agressivos. A ideia é não alterá-la”, destaca o especialista.

Continua depois da publicidade O futuro do campo Cresce com a gente!

Por meio desse sistema, pode-se avaliar o comportamento do animal. “É algo bastante interessante e novo. Ele nos fornece muitas informações detalhadas para tomar decisões na hora de analisar o manejo dos animais nas fazendas”, destaca Bombal. No caso da Ancali, eles têm cerca de 90 robôs, o que a torna uma empresa comparável a outras da Europa, Estados Unidos ou Ásia.

O veterinário lembra que antes eles iam buscar tecnologia nessas partes do planeta, mas agora vêm aqui para aprender. "Pesquisadores e engenheiros de diversas aplicações vêm ver como está funcionando uma fazenda leiteira desse porte, para levar esse conhecimento aos sistemas produtivos dos países desenvolvidos", acrescenta.

Chile, pioneiro na região

Bombal disse que tem viajado por todos os países da região e a nível local há progressos na implementação de um software de gestão de rebanhos, com os seus diferentes parâmetros de administração. De fato, na gestão animal, o nosso país foi o primeiro a adotar este tipo de tecnologia, para posteriormente utilizar sensores em diferentes partes das fazendas leiteiras, como para a identificação dos animais, somados à utilização de acelerômetros, câmaras ou sistemas de radiofrequência.

“Temos sido pioneiros, e a utilização que podemos ter desta tecnologia, suportada por redes como 4G ou 5G, permite-nos ter as plataformas necessárias para poder trazer diferentes tipos de ferramentas e robôs, e poder operar na vanguarda”, destaca.

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Ele acrescenta que os produtores nacionais as incorporam sem obstáculos e isso reflete-se nos indicadores relacionados com a inovação. O Chile sempre foi reconhecido na região como um lugar muito ansioso por mudanças no setor agropecuário e leiteiro e no manejo animal”, afirma o veterinário.

IA para prevenir doenças

O especialista afirma que a inteligência artificial está sendo usada para prevenir e detectar doenças que podem afetar os animais. E as fazendas leiteiras estão gerando milhares de dados diários (Big Data), que são processados de forma rápida e em tempo real, que atendem a esse propósito. Com esse volume de informações, é possível realizar diagnósticos e antecipar cenários a curto e médio prazo.

“Estamos usando fortemente a IA para detectar o que acontece na lactação de uma vaca e estimar o que pode acontecer no período de transição (60 dias antes de ela ter outro parto). Já podemos prever o risco de surgir uma doença, como mastite ou qualquer outra”, destaca.

E acrescenta que os sistemas algorítmicos estão sendo vez mais refinados, para diferentes sistemas de produção, como vacas que estão confinadas ou livremente no pasto. “Os sistemas estão cada vez mais robustos, graças aos dados que estão sendo coletados pelo grande número de sensores colocados nas fazendas leiteiras, instalados em diferentes partes do corpo do animal, em câmeras de monitoramento, que detectam como o rebanho se movimenta, que tipo de comportamento que possui, ou sensores montados em bases móveis, como drones”, destaca. Com base em todos esses dados capturados, estão sendo construídos algoritmos que permitem a tomada de decisões no futuro.

A análise genética também pode determinar se uma vaca pode ser propensa a certas doenças ou se ela teria que se preocupar com os pés, úbere e outras áreas no futuro. Os marcadores genéticos são cruzados com informações dos sensores que estão capturando dados e um banco de dados robusto é construído ao qual a IA é então aplicada para previsão e prescrição.

Em relação à produção, você pode prever quanto leite uma vaca produzirá. “Por exemplo, poderíamos definir que a filha de um touro X com a mãe Y terá potencial para produzir 12.000 litros de leite por lactação. E temos sensores que medem a produção diária de leite. Quase metade das fazendas leiteiras chilenas têm sistemas de registro individual”, disse ele.

 

As informações são do Diário Lechero, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0
O futuro do campo Cresce com a gente!

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

08/06/2026

Como uma cidade cearense passou de 3 milhões para 35 milhões de litros de leite produzidosano?

05/06/2026

Cooperativa de laticínios uruguaia Coleme encerra atividades após período de declínio

03/06/2026

Tia Sônia e Nestlé lançam kit especial com granola e iogurte

08/06/2026

Frente fria coloca sete estados em alerta para chuvas e frio na segunda semana de junho

09/06/2026

Mesmo aprovado, antidumping sobre leite em pó importado é adiado

05/06/2026

Carambeí-PR retoma liderança nacional em ranking das Top 100

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Três adversários do Brasil na Copa, três realidades lácteas: Marrocos, Haiti e Escócia
Produção de leite

Três adversários do Brasil na Copa, três realidades lácteas: Marrocos, Haiti e Escócia

Os maiores produtores de leite brasileiros querem crescer mais, aponta Top 100 2026
Giro de Notícias

Os maiores produtores de leite brasileiros querem crescer mais, aponta Top 100 2026

Por que o produtor deve acompanhar o mercado de leite spot?
Giro de Notícias

Por que o produtor deve acompanhar o mercado de leite spot?

O queijo que é rei nas festas juninas: conheça a história do Queijo do Reino
Indústria de laticínios

O queijo que é rei nas festas juninas: conheça a história do Queijo do Reino

O peso dos trópicos na produção mundial de leite
Produção de leite

O peso dos trópicos na produção mundial de leite

Catupiry anuncia aquisição das operações da Leprino Foods no Brasil
Giro de Notícias

Catupiry anuncia aquisição das operações da Leprino Foods no Brasil

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

O Código da Genética!

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?