ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Biopark e PTI iniciam projeto para a produção de queijos finos no Oeste do Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/11/2018

1 MIN DE LEITURA

0
5

Uma parceria entre o Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) busca o desenvolvimento de um projeto que aprimora a qualidade do leite produzido no Oeste do Paraná e a capacitação e profissionalização da atividade leiteira com objetivo de produção de queijos finos.

O projeto idealizado pelo fundador e presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, tem por objetivo agregar valor ao produto lácteo, viabilizar a pecuária leiteira, o turismo rural e oportunizar a melhora da qualidade de vida das famílias do campo. “O objetivo é desenvolver uma cadeia do leite, que vai além da produção do queijo apenas e possibilita o crescimento das pessoas e da região”, ressalta Donaduzzi.

Afim de conhecer experiências bem-sucedidas na atividade leiteira no estado do Paraná, uma comitiva esteve em Curitiba e nos Campos Gerais durante o mês de outubro realizando visitas e reuniões técnicas em entidades do setor. Participaram da imersão Rubia Porsch, Gerente do Biopark, Maike Maziero Montanhini, Pesquisadora do Biopark, Jonhey Nazario Lucizani, Gerente de desenvolvimento territorial do PTI, e Victoria Maria Pereira Diniz, Analista Técnica do PTI.

Em reunião com a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) foram discutidas as estratégias para o desenvolvimento da pecuária leiteira e gestão de rebanhos da região Oeste e Sudoeste do Paraná. Estiveram presentes Nereu Procopiak Filho, Assessor da Diretoria da Coordenação da Itaipu, Altair A. Valloto, Superintendente da APCBRH e o Professor Newton Paul Ribas, da Universidade Federal do Paraná.

Na região dos Campos Gerais a comitiva visitou granjas leiteiras modelo, com produção de leite a partir do sistema de ordenha robotizada. Durante reunião com o Presidente da Cooperativa Witmarsum, Arthur Sawatzky, foram apresentadas estratégias adotadas pela empresa para viabilizar o cooperativismo e a produção de leite de alta qualidade e queijos finos com alto valor agregado.

Finalizando a agenda de visitas e reuniões da semana, a comitiva conheceu o sistema de pagamento do leite por qualidade aplicado pela cooperativa aos seus associados, apresentado pelo analista técnico da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial Ltda, Danilo Eduardo Moreira.

“As visitas e reuniões permitiram conhecer algumas das dificuldades e desafios enfrentados pelas empresas e produtores que buscam uma maior produtividade e a melhoria da qualidade do leite. A partir destas informações será possível criar algumas diretrizes para os futuros trabalhos a serem desenvolvidos dentro deste projeto”, acrescenta Rubia Porsch.

Uma das próximas ações contempladas pelo projeto é a realização de um evento para apresentação e discussão de oportunidades e estratégias para o mercado de lácteos.

As informações são do Biopark, com a colaboração de Maike Maziero Montanhini.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures