Um novo grupo de especialistas em saúde ambiental, movimento de proteção animal, qualidade da água e agricultura orgânica foi criado para assessorar a Ben & Jerry´s na fabricação de futuros produtos. A Ben & Jerry’s, de propriedade da Unilever, está levando seu ativismo a um passo adiante com um novo conselho dedicado a verificar seus impactos no setor.
O Conselho Consultivo de Lácteos ajudará a Ben & Jerry's e garantirá a adesão à sua nova "visão láctea liderada por valores". O objetivo é garantir que todos os produtos lácteos usados pela Ben & Jerry's sejam provenientes de fazendas de alta qualidade.
De acordo com a visão, todas as fazendas devem ter: meios de vida dignos e prósperos para agricultores e trabalhadores agrícolas; padrões excepcionais de bem-estar animal para vacas; um ecossistema florescente em que os alimentos são cultivados ecologicamente, sem o uso de substâncias químicas nocivas ou transgênicos e de uma forma que proteja os recursos hídricos e promova a diversidade biológica e, operações agrícolas atuando como um sumidouro líquido de carbono, minimizando as emissões de gases de efeito estufa e sequestrando carbono no solo.
No outono de 2018, a Ben & Jerry's apresentou uma edição limitada do sabor ‘Pecan Resist’ para protestar contra o governo Trump e coincidir com as eleições de meio de mandato dos EUA. Por meio da campanha, a empresa doou US$ 100.000 para quatro grupos de defesa que lutam contra a injustiça e as práticas ambientais prejudiciais.
A Ben & Jerry’s criou o programa Caring Dairy em 2011 para apoiar a agricultura familiar em “práticas agrícolas sustentáveis, cuidados com animais de alta qualidade e condições dignas para os trabalhadores rurais”. No início deste ano, a Ben & Jerry's anunciou que eliminaria todo o plástico de uso único de suas scoop shops até o final de 2020, mudando principalmente para colheres de madeira e canudos de papel. O site da empresa também tem declarações oficiais sobre clima, refugiados, justiça de migrantes, entre outros.
Dave Rapaport, Diretor de Missão Social Global Ben & Jerry, disse que a sua visão láctea, baseada em valores, é baseada nos seus fãs e eles têm o direito de esperar algo da empresa.
“Estamos orgulhosos do progresso que fizemos na última década em ajudar os produtores a construir a saúde do solo, melhorar o bem-estar animal e aumentar a sustentabilidade de suas fazendas por meio de nosso programa Caring Dairy, líder do setor. Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançarmos nossa visão. Este novo conselho independente fornecerá ideias e conselhos à medida que desenvolvemos um roteiro de longo prazo para nossas metas, com objetivos e marcos ao longo do caminho”.
A Ben & Jerry's realizou sua primeira reunião do conselho este mês e disse que seus seis novos membros foram escolhidos pelos seus respectivos conhecimentos de campo. Eles incluem agricultores orgânicos, professores, defensores do meio ambiente e outros especialistas. A marca de sorvetes continua inovando enquanto navega nesse novo compromisso. Recentemente, anunciou três sabores de verão de edição limitada que chegam às lojas - Toee Break, Nutty Caramel Swirl e Caramel Crisp.
Cheryl Pinto, gerente de abastecimento da Ben & Jerry's Values, disse: "esperamos que esse grupo experiente de partes interessadas externas nos mantenha concentrados em nossos compromissos e nos ajude a sermos responsáveis. Estamos orgulhosos do trabalho que os produtores de leite de Vermont fizeram com a Ben & Jerry's e sabemos que temos um longo caminho a percorrer para alcançar nossa visão. Os produtores de leite estão enfrentando problemas cada vez mais complexos e reconhecemos a necessidade de conselhos e insights em nos ajudar a construir um programa que traz resultados benéficos para todos”.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.