ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial: e as importações mantêm o fôlego!

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2019

1 MIN DE LEITURA

1
2

Muito discutidas recentemente, em função de alterações propostas pelo Ministério da Fazenda em relação às tarifas antidumping dos lácteos europeus e da Nova Zelândia, as importações seguem com fôlego. Os recentes dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) apontam um aumento de 15% na quantidade internalizada em equivalente leite no mês de fevereiro em relação a janeiro (total de 129 milhões de litros em equivalente leite). Ao compararmos com fev/18, importamos 58% a mais (ainda que, em relação a fev/17, a quantidade importada tenha sido 3% menor). Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo da balança comercial de lácteos no Brasil; elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados da Secex.

Uma das principais influências no aumento da quantidade importada foi o aumento dos preços internos, notadamente para o leite em pó integral. Em fevereiro, foram importadas 8,8 mil toneladas, um aumento de 41% em relação ao mês de janeiro, e de 155% em relação a fevereiro de 2018. A correlação entre os aumentos de preços para o leite em pó integral e a quantidade importada entre dezembro de 2018 até fevereiro de 2019 é de 98,2%. Confira no gráfico 2.

Gráfico 2. Quantidade importada pelo Brasil de leite em pó integral industrial versus preço do leite em pó integral industrial no Brasil; elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados da Secex e com dados próprios.

Todavia, a quantidade importada diminuiu para outros derivados lácteos. A redução foi de 7% para o leite em pó desnatado, 11% nos queijos e 13% na manteiga, com a quantidade importada em fevereiro sendo de 2,7 mil toneladas, 2,3 mil toneladas e 0,7 mil toneladas respectivamente para cada um dos derivados citados acima. Já para o soro em pó, a maior demanda interna impulsionou as importações do produto, sendo internalizadas 1,5 mil toneladas, um aumento de 120% em relação a janeiro. Veja os valores na tabela 1.

Tabela 1. Balança comercial láctea em novembro de 2018; elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados da Secex.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAURO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 11/03/2019

Importações todas essas originárias do Mercusul.
MilkPoint AgriPoint