ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial: cai o ritmo das importações!

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/01/2019

2 MIN DE LEITURA

0
5

Na sexta-feira passada (04/01/19), foram divulgados os dados da balança comercial láctea em dezembro de 2018. Segundo dados da SECEX, no mercado lácteo, as importações somaram o equivalente de 88,1 milhões de litros, menor valor mensal desde junho de 2018. Comparados aos 148,9 milhões de litros internalizados em novembro, ocorreu uma redução de 40,8% no volume importado. Todavia, o número é ainda 15% mais elevado do que as importações verificadas em dez/2017.

O volume exportado em dez/18 foi de 12,9 milhões de litros em equivalente leite, 12% maior que nov/18 e 1,4% maior que dez/17. Confira a evolução do saldo da balança comercial de lácteos no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo da balança comercial de lácteos no Brasil. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados da Secex.

A quantidade de leite em pó integral (LPI) importada desacelerou no último mês do ano, caindo pela metade. As 4,2 mil toneladas representaram uma redução 4,3 mil toneladas em relação ao mês de novembro. Para o leite em pó desnatado (LPD), as 2,5 mil toneladas representam uma diminuição de 39% em relação as 4,2 mil toneladas importadas em nov/18. Ao compararmos com dez/17, a quantidade importada em dez/18 foi praticamente a mesma.

Analisando a origem do leite em pó importado pelo Brasil, verifica-se que das 6,8 mil toneladas importadas de leites em pó, 6,4 mil toneladas foram do Mercosul – 80% do volume importado veio da Argentina e 20% do Uruguai, como mostra o gráfico 2.

Gráfico 2. Distribuição do leite em pó importado pelo Brasil, considerando apenas a quantidade importada da Argentina e do Uruguai. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados da Secex.

Também para a manteiga (419 toneladas) e o soro de leite em pó (645 toneladas), ocorreu uma diminuição na importação de dez/18 em relação a novembro, de 38% e 54% respectivamente.

Um dos fatores para essa redução de importação foi a alta do dólar. De acordo com dados do Banco Central do Brasil, o valor médio negociado do dólar em dez/18 foi de 3,89 R$/dólar, contra 3,79 R$/dólar em nov/18, com a diferença cambial contribuindo como um fator limitante às importações no período. Confira o detalhamento da balança comercial por produto na tabela 1.

Tabela 1. Balança comercial láctea em novembro de 2018. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados da Secex.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures