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Autenticidade do processo de fabricação do iogurte grego levanta debate

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2018

2 MIN DE LEITURA

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A Extra Virgin Foods lançou o ‘primeiro e único’ iogurte grego vendido nos EUA abrindo um debate sobre a autenticidade do produto. O iogurte grego da marca, que é importado e leva o nome de ‘Olympiana Tsantila’, estreou no International Dairy Deli Bakery Association (IDDBA) em Nova Orleans em 10 de junho.

O Olympiana contém apenas dois ingredientes: leite de vacas criadas a pasto e culturas vivas de iogurte. O produto contém 20g de proteína por porção de 6 onças (178 mL). É um iogurte artesanal fabricado no noroeste da Grécia por meio do processo tradicional de filtragem em pano e enviado semanalmente aos Estados Unidos. Segundo o fundador Paul Hatziiliades da marca, esses fatores qualificam o mesmo como um autêntico iogurte grego.

Gigantes do setor, como a Chobani e a Fage, produzem em massa seu iogurte nos EUA por meio de instalações automatizadas, engrossando-o com proteínas adicionadas.

A União Europeia determina disposições de origem para o leite usado em produtos lácteos, mas a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA não tem regulamentos para nomear origens ou indicações geográficas para o iogurte. Algumas marcas globais trabalham em torno das regras classificando o iogurte como ‘estilo grego’, enquanto outras não se mobilizam com relação a esse fator. “O FDA está apenas cuidando da segurança alimentar. Mas não há muitas regulamentações para nomear as coisas, e certamente não há para as origens”, disse Hatziiliades.

Por causa disso, disse ele, é muito difícil encontrar alimentos autênticos nos EUA de qualquer origem, citando o azeite extra virgem como exemplo. Em 2015, várias das principais marcas italianas de azeite de oliva foram identificadas erroneamente como "extra virgens" quando na verdade eram as variedades "virgens" de baixa qualidade. Hatziiliades acrescentou que o problema se resume à má regulamentação, e espera aumentar a conscientização sobre isso finalmente introduzindo iogurte grego real no mercado dos EUA. "Estamos tentando trazer a autenticidade e acho que essa é a direção do consumidor atualmente", disse ele.

O iogurte grego se tornou um setor poderoso produto multibilionário da indústria de lácteos nos últimos 10 anos, mas Hatziiliades o vê como parte do movimento moderno de consciência sobre saúde. Os consumidores estão cada vez mais procurando produtos marcados como orgânicos, de origem sustentável e limpos, com o iogurte grego sendo apontado como uma alternativa saudável. “O iogurte grego entrou para o modismo. Hoje muitos produtos usam a palavra ‘grego’, desde barras de cereais até balas. Ao meu ver, é apenas uma moda passageira, são apenas pessoas tentando entrar na onda do marketing”, disse ele.

A Chobani, fundada em Nova York pelo imigrante turco Hamdi Ulukaya, se refere ao seu iogurte grego de leite integral simples como: “triplamente filtrado para ser espesso e cremoso; fez o caminho do velho mundo; tem origem local; e é autenticamente fabricado lote por lote”, de acordo com seu site.

Mas Hatziiliades não planeja desafiar os gostos da Chobani ou da Fage, porque ele sabe que o processo de produção tradicional é raro de encontrar no mainstream. "É extremamente difícil fazer o que estamos fazendo, é por isso que ninguém faz ainda”.

Ele planeja continuar sendo uma marca de especialidade com distribuição nacional limitada. A Olympiana chegará às prateleiras dos Supermercados da at Demoula's Market Basket Supermarkets e Hannaford Supermarkets, na região da Nova Inglaterra, EUA, na primeira semana de julho.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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