ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Audiência discute melhoria do preço do leite em Rondônia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/05/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0
Com o propósito de iniciar um debate para construir os pilares das políticas públicas para o setor leiteiro rondoniense, uma audiência pública sobre os “Avanços e desafios da cadeia produtiva do leite no estado de Rondônia” foi realizada na semana passada, no auditório da Assembleia Legislativa (ALE-RO), em Porto Velho. Representantes do governo do Estado, dos órgãos ligados a assistência técnica e órgãos de pesquisas, e produtores leiteiros de várias regiões estiveram presentes na audiência.
 
Audiência discute melhoria do preço do leite em Rondônia
 
De acordo com o deputado Lazinho Dobri, responsável pela convocação da audiência, os produtores pedem soluções para a melhoria do preço do leite no estado de Rondônia. Segundo ele, a produção do leite no Estado caiu no último ano em decorrência da falta de apoio aos produtores da cadeia produtiva que sofrem com a queda no preço. Atualmente, o valor pago ao produtor de leite chega a menos de R$ 1 por litro.
 
A diferença de Rondônia dos demais Estados nunca foi acima de 15% e 16%, e hoje o Estado se encontra com uma diferença de 40% no valor do leite. “Nós estamos vendo no Estado hoje um perigo muito grande de perdermos essa cadeia produtiva, porque os produtores vão parar de produzir essa matéria-prima, e o governo Estadual tem essa responsabilidade de discutir com os produtores e tentar encaminhar aquilo que é de direito de cada um”, relatou o deputado.
 
Lazinho ainda informou que a cadeia produtiva do leite é a mais importante do Estado. “Quem traz divisas para o estado de Rondônia não é o produtor de soja, mas sim o produtor de leite, de café e cacau. A cadeia produtiva do leite gera emprego, renda e divisa ao Estado e hoje nós vamos debater tudo isso porque nós estamos preocupados principalmente com o valor do leite”, explicou.
 
A região central de Rondônia sempre foi a maior produtora de leite. Nos últimos seis meses, Nova Mamoré se tornou a maior cidade produtora de leite, e em segundo lugar o município de Jaru. Segundo o organizador e incentivador da audiência, Marcelo Trendo, Rondônia é totalmente favorável para a produção de leite, pois possui boas pastagem, áreas grandes de pasto sobrando, e raças leiteiras que se adéquam muito bem ao clima tropical de Rondônia.
 
“Rondônia tem a capacidade de superar qualquer Estado brasileiro que produz em larga escala. Se houver incentivo da parte das indústrias e também do governo, Rondônia terá maior capacidade para a produção. E esperamos sair daqui com propostas para solucionar o problema”, contou.
 
Rondônia possui hoje cerca de 32 mil produtores de gado leiteiro e 3,4 milhões de cabeças de gado leiteiro. De acordo com o relatório de 2018, compilado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a estimativa de produção do quarto trimestre era de 900 milhões de litros de leite cru adquiridos pelos estabelecimentos, no ano passado. Em 2018 Rondônia ficou na liderança como o maior produtor de leite da região Norte e o 7º maior produtor do país com uma produção de cerca de R$ 659 milhões.
 
O produtor Marcos Aurélio Oliveira, morador de Nova Dimensão (distrito de Nova Mamoré), trabalha há oito anos no ramo, e segundo ele, se não houver uma solução para resolver o problema do preço, o trabalho será paralisado.
 
“A produção hoje não está boa em decorrência da queda do valor que está lá embaixo. E viemos aqui para buscar melhorias. Trabalho com 50 vacas leiteiras. Por dia, estou tirando em média cerca de 170 litros de leite. Se não houver um reajuste no preço nós vamos ter que parar de trabalhar no ramo porque só está dando prejuízo, não temos lucros”, expressou.
 
As informações são do Diário da Amazônia.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures