ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SC: assistência técnica do Senar aumenta produtividade de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/05/2020

5 MIN DE LEITURA

0
2

O casal de Araranguá, no sul de Santa Catarina, Francisco de Assis Martins e Raquel de Matos Joaquim, viu a produção de leite diária aumentar em 57% em um ano. A produtividade por vaca também atingiu ganho de 80% no período e as despesas caíram 16% na propriedade. A família que tem um rebanho de 33 animais atingiu uma produção média de 9,6 mil litros de leite por mês, quase 4.000 a mais que no mesmo período do ano anterior, utilizando a mesma área.

Na outra ponta do Estado, no município de Formosa do Sul, na região oeste, os produtores Sidimar da Silva e Sibele Grutka também comemoram os resultados da atividade. Sem fazer investimentos altos e com número menor de vacas, eles aumentaram em mais de 70% a produtividade em um ano e meio. Com um rebanho de 32 animais, o casal produzia 11.700 litros de leite por mês e uma média de 12,19 litros diários por vaca. Com adequações de manejos, a produtividade saltou para 24,31 litros por animal ao dia.

As duas famílias fazem parte dos grupos de produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na bovinocultura de leite do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). O programa, em parceria com 51 sindicatos rurais de todo o Estado, atende 62 grupos e 1.785 propriedades em 144 municípios. O objetivo é acompanhar a produção leiteira, auxiliar os produtores no trabalho de campo e orientá-los no gerenciamento das atividades e na gestão dos negócios. Toda essa demanda é atendida por 62 técnicos de campo, quatro supervisores técnicos e sete supervisores regionais.

Desde 2016, o ATeG leite já atendeu 3.639 produtores e tem alcançado resultados impactantes para a cadeia produtiva. Segundo a coordenadora estadual do programa, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, a assistência técnica e gerencial ajudou a aumentar em 14% a produtividade média de todas as propriedades atendidas no Estado em apenas um ano de atendimento.

“O programa acompanha de perto os produtores, capacitando-os sobre os diversos aspectos da cadeia leiteira como nutrição animal, alimentação, sanidade, reprodução, criação de bezerras, qualidade do leite, manejo de pastagens e administração das propriedades. São técnicas que qualificam a produção e melhoram a produtividade”, destaca Paula.

Ganho de produção

Esses resultados são sentidos pelos produtores. “Eu era apenas um tirador de leite, hoje sou um pequeno produtor. A ATeG trouxe muitos avanços”, conta o produtor Francisco de Assis Martins. Há um ano no programa, ele implantou melhorias no manejo das pastagens, piqueteamento das áreas, instalação de água nos piquetes e fez investimentos em infraestrutura e maquinários (sala de alimentação, espalhadeira de fertilizantes e misturador de rações). “Com isso, conseguimos melhorar a produtividade. As vacas aumentaram de 10 litros para 18 litros por dia”, comemora ele ao contar que a assistência técnica também ajudou a reduzir 4% dos custos operacionais totais e 97% da contagem bacteriana total (CBT).

A melhora na produção também é apontada por Sidimar da Silva e Sibele Grutka. Após um ano no projeto, eles adequaram a pastagem e disponibilizaram mais água para os animais nos piquetes e na saída da sala de trato. O pequeno investimento teve grande resultado. Mesmo com cinco animais a menos em lactação, a produção aumentou para 21.105 litros por mês. A qualidade do leite também melhorou, com redução de 44% da contagem de células somáticas (CCS) e 64% da contagem bacteriana total (CBT). “Nossa propriedade evoluiu muito com a assistência técnica e isso demonstra o quanto o programa pode mudar a vida dos produtores”, ressalta Sidimar.

Mercado

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, sublinha que a produção de leite em Santa Catarina é destaque no País. O Estado é o quarto maior produtor nacional, com 33 mil produtores e 3 bilhões de litros ao ano. A grande bacia leiteira catarinense é a região oeste, que responde por 75% de todo leite produzido - quase 2,4 bilhões.

O desafio, segundo ele, é manter os produtores na atividade e melhorar a competitividade do leite. “Isso passa pela organização da cadeia produtiva e pela melhoria da infraestrutura, técnicas estas que são a base do programa ATeG oferecido pelo Sistema Faesc/Senar no Estado”, observa.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o aumento de produtividade registrado pelo programa é o caminho para o fortalecimento do setor. “Há hoje maior profissionalização da pecuária de leite em Santa Catarina. Os produtores estão investindo em qualificação e se tornando especialistas na atividade por meio de programas como o ATeG. É um diferencial que está transformando toda a cadeia”, enfatiza.

Programa melhora índices

Os técnicos do programa ATeG, Cidiane Petkovicz Pozza e Ricardo Borges, que atendem os produtores nas regiões oeste e sul, respectivamente, afirmam que o desafio da pecuária de leite é melhorar os índices de produtividade por área. “O projeto incentiva os produtores a melhorarem o que eles já têm. É possível ter maior lucro e eficiência, sem necessariamente fazer investimentos com a compra de animais ou estruturas”, explica Cidiane, que atende 30 produtores em quatro municípios da região.

Ela conta que os números alcançados pelos produtores Sidimar e Sibele em Formosa do Sul refletem adequações no manejo de pastagens, na adubação do solo, na alimentação e melhorias na reprodução do rebanho. “As vacas não tinham acesso a água, havia um bebedouro de 100 litros para 32 animais. Conseguimos distribuir 11 bebedouros nos piquetes e no acesso à sala de trato e a produção deu um salto significativo em questão de meses, passando de 11.700 para 21.100 litros. É isso que a assistência técnica faz, identifica os pontos críticos e os fatores de risco em cada propriedade e os ataca”, argumenta Cidiane.

Investimentos na correção do solo, no sistema de manejo de pastagens e na adubação são destacados pelo técnico Ricardo Borges como imprescindíveis para o aumento da produtividade leiteira. Ele atende uma turma de 30 produtores de cinco municípios do sul, região que ainda dá os primeiros passos na produção e tem a atividade como secundária, dividindo espaço com plantações de fumo e maracujá, principalmente. “São pequenas propriedades, mas com muitas áreas ociosas. Elas estão sendo otimizadas para melhorar o aproveitamento e, consequentemente, a produção. Quem já conseguiu organizar as áreas, melhorar o solo e a formação de pastagem já colhe resultados de até 100% de aumento”, cita ele ao destacar que foram essas mudanças que transformaram a produção de Francisco de Assis Martins, em Araranguá.

Outro ponto importante mencionado por Borges é estimular a sucessão familiar nas propriedades, dando continuidade às empresas rurais, como alternativa à falta de mão de obra que reduziu em 40% o número de produtores de leite nos últimos 12 anos no Estado. “Há uma mudança de comportamento em curso que está exigindo maior conhecimento técnico dos produtores. Eles precisam envolver e orientar os filhos para que a atividade seja mantida. Hoje, ficar no campo é uma escolha, não falta de opção”, declara.

As informações são do Agrolink.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures