ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ASBIA lança nova edição do Manual de Inseminação Artificial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/12/2018

2 MIN DE LEITURA

0
2

A publicação ensina como aplicar corretamente a técnica e alerta para a importância de utilizar sêmen de qualidade para garantir maior índice de prenhez no rebanho

O uso da inseminação artificial (IA) em bovinos vem crescendo no Brasil e já atinge 12 milhões de fêmeas em idade reprodutiva no rebanho nacional. Apesar de ser uma técnica barata e acessível, se não for aplicada da forma correta, pode ter o resultado final comprometido. O alerta é da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), que acaba de lançar a nova edição do “Manual de Inseminação Artificial em Bovinos”.

Manual de Inseminação Artificial em Bovinos

A publicação é um guia técnico voltado para pecuaristas, inseminadores e profissionais interessados em dominar a aplicação da IA. “A implantação de um programa de inseminação na fazenda requer baixo investimento, pois o sêmen é um produto de valor bastante acessível. O primeiro passo, e o mais importante, é contar com a orientação de um técnico, que vai montar o programa e capacitar a equipe da fazenda sobre a importância da observação de cios, dos horários da inseminação, dos cuidados no manuseio, descongelamento e aplicação do sêmen”, diz o presidente da ASBIA, Sérgio Saud.

O Manual de Inseminação Artificial em Bovinos traz informações sobre a história da IA, que começou a ser usada em escala comercial no País na década de 1970, o manejo correto do rebanho, as instalações necessárias, os cuidados sanitários, os equipamentos necessários e o passo a passo da técnica.

“Uma fêmea produtiva e lucrativa deve ter um bezerro ao pé e outro no ventre. Se não for assim, a rentabilidade da fazenda estará comprometida”, destaca Saud. Segundo ele, o maior desafio da entidade é aumentar o uso da IA no País, pois, atualmente, 68 milhões de fêmeas em idade reprodutiva ainda são acasaladas com touros sem valor genético, o que reduz em muito a produtividade e a qualidade da carne e do leite produzidos no Brasil.

A ASBIA vem trabalhando para fomentar o uso das técnicas de IA e IATF. Além da produção de material técnico, como o Manual, a entidade tem divulgado os cursos de inseminação que são ministrados pelas empresas associadas. “O inseminador é peça fundamental no programa de IA. Os resultados do trabalho dependem em grande parte de sua habilidade e de sua responsabilidade profissional”, afirma o presidente da ASBIA, que espera fechar o ano com um crescimento nas vendas de sêmen assim como ocorreu no ano passado. Em 2017, foram comercializadas 13.768.044 doses de sêmen, 5,5% acima de 2016. Já no primeiro semestre de 2018, foram quase seis milhões, com um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2017.

“O inseminador é peça fundamental no programa de IA. Os resultados do trabalho dependem em grande parte de sua habilidade e de sua responsabilidade profissional”

Onde encontrar – O Manual de Inseminação Artificial em Bovinos da ASBIA está disponível na sede da entidade, em Uberaba/MG, ou pode ser solicitado por e-mail asbia@asbia.org.br

As informações são da Assessoria de Imprensa da ASBIA. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures