A Arla revelou planos para introduzir embalagens mais sustentáveis para leite e iogurte na Suécia, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Alemanha e Reino Unido. A cooperativa de lácteos disse que até o final do ano estará produzindo 600 milhões de caixas de leite frescas renováveis e 560 milhões de potes de iogurte recicláveis.
A mudança do plástico baseado em combustível fóssil para plástico de base biológica derivado de cana-de-açúcar ou resíduos florestais para caixas de leite torna-os 100% renováveis. A empresa também diz que eles contribuem com 25% menos de dióxido de carbono na atmosfera em comparação com seus antecessores plásticos baseados em combustíveis fósseis.
Para os potes de iogurte, a mudança para o plástico reciclável significa que podem ganhar uma segunda vida se os sistemas de reciclagem nos mercados permitirem isso.
O anúncio marca o primeiro grande passo na nova estratégia de embalagens sustentáveis da Arla. A empresa anunciou em março que pretende reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 30% por kg de leite na próxima década e trabalhar para emissões de carbono zero até 2050.
Peter Giørtz-Carlsen, diretor da Arla na Europa, disse: “queremos ajudar as pessoas a terem uma vida mais sustentável, além de se sentirem bem com o que está na sua geladeira. Leite fresco e iogurtes são apreciados diariamente na maioria das famílias em nossos principais mercados e também são essenciais para nossos clientes de varejo. É por isso que esses itens ficaram no topo de nossa lista de embalagens para melhorar a partir de uma perspectiva de sustentabilidade e nossa presença pan-europeia nos permite alavancar nossa escala e impactar vários mercados simultaneamente".
Desde 2005, a Arla disse que reduziu o impacto de CO2 de suas embalagens em 25% e retirou 7.500 toneladas de plástico de garrafas de leite no Reino Unido.
Giørtz-Carlsen acrescentou: “mais de 90% dos consumidores acham que as embalagens devem ser projetadas para facilitar a reciclagem e querem poder fazê-lo em seus sistemas locais de reciclagem. Este tem sido um dos principais impulsionadores dessas iniciativas. Atualmente, cerca de 90% das nossas embalagens são possíveis de reciclar em um dos nossos principais mercados e queremos tornar todas as nossas embalagens recicláveis e viáveis em todos os nossos principais mercados até 2025. Dependemos dos sistemas de reciclagem em mercados serem totalmente desenvolvidos e, quando forem, estaremos preparando nossas embalagens para estarem prontas”.
As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.