ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Argentina: pesquisadores vão otimizar processo de pasteurização do leite por micro-ondas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

Uma equipe de pesquisadores, liderada pelo pesquisador do CONICET (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas), Alejandro Lespinard, está avaliando novas tecnologias para a pasteurização do leite nos laboratórios da Universidade Nacional de Villa María (UNVM).

Foi relatado que a partir de abril deste ano, Milagro Mercatante começará a fazer seu doutorado como membro do CONICET sobre o assunto, sob a direção de Lespinard e a co-direção de Javier Ramiro Arballo, professor e pesquisador da Universidade Nacional de La Plata. Seu trabalho de pesquisa incidirá na exploração da tecnologia de micro-ondas, como uma alternativa inovadora aos processos tradicionais de pasteurização do leite, através do desenvolvimento de modelos matemáticos, observação experimental e seleção das melhores condições de operação. Da mesma forma, o desenho e desenvolvimento de um protótipo de pasteurizador de micro-ondas em escala piloto é contemplado.

Conforme especificado em seu plano de trabalho, a pasteurização por calor é um dos processos mais utilizados para ampliar o período de adequação do leite e torná-lo "mais seguro para o consumo humano". Entretanto, durante sua aplicação, perdas de componentes nutricionais e sensoriais são geradas. A pasteurização por micro-ondas, no entanto, surge como uma alternativa tecnológica que resulta em maior retenção da qualidade nutricional e sensorial do produto em relação aos tratamentos térmicos tradicionais, explicaram.

Como indicado, a metodologia de trabalho consiste em três instâncias. Primeiro, eles estudarão experimentalmente e de forma comparativa a transferência de calor no leite durante a pasteurização usando tecnologias convencionais e micro-ondas. No segundo caso, eles desenvolverão equações para descrever e modelar matematicamente o aquecimento do leite. Posteriormente, eles gerarão métodos de previsão para o tempo de pasteurização para diferentes condições.

Por fim, será desenvolvida uma metodologia de otimização de processos, usando diferentes funções objetivas que envolvem a qualidade final do produto.

As informações são do portal Todo Agro, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures