ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ANTT suspende publicação da 3ª tabela de frete até audiência do STF

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Agência Nacional do Transportes Terrestres (ANTT) decidiu suspender a publicação da terceira versão da tabela de preço mínimo do frete rodoviário e a abertura de consulta pública, para receber contribuições, até que seja realizada a audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF), prevista para a quarta-feira (20), às 11 horas.

A audiência, marcada na sexta-feira (15) pelo ministro do STF Luiz Fux, ocorrerá com a participação de representantes do governo, dos empresários, dos caminhoneiros e da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A ANTT e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil pretendiam publicar na semana passada a versão mais recente da tabela e ampliar a discussão, para além do setor de transporte de cargas.

Segundo uma fonte oficial ouvida pelo Valor, não faz sentido a agência avançar na definição técnica sobre o preço mínimo do frete enquanto o tribunal sinaliza que deve arbitrar, com possibilidade de decidir sobre a constitucionalidade da política de preço mínimo.

Caos

Apesar de suspender a publicação da nova tabela do preço mínimo do frete, a ANTT defendeu sua existência, com base no princípio da dignidade da pessoa humana, e argumentou que a suspensão do tabelamento "lançará o país no mesmo caos em que se encontrava dias atrás".

O posicionamento da ANTT foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio da Procuradoria-Geral Federal, no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade que tramita na corte. No documento, a agência reguladora argumenta que a tabela de fixação de preço mínimo foi necessária para restabelecer uma situação de equilíbrio no mercado.

"A instituição de uma tabela mínima de fretes não significa um retrocesso", diz o texto.

De acordo com a ANTT, os custos para o transporte de cargas subiram e o frete não acompanhou, o que impôs prejuízo aos motoristas. A agência diz, ainda, que a adoção do tabelamento foi uma medida emergencial. "Ao se fixar o mínimo se está garantindo uma política de preços de mercado que não sejam subestimados, como vinha ocorrendo até então", afirma.

A tabela, de acordo com a ANTT, estabelece preços que cobrem os custos. Mesmo com ela, "há espaço para intensa concorrência e liberdade de iniciativa no que se refere ao lucro do transportador". O tabelamento do frete é um dos pontos do acordo feito entre o presidente  Michel Temer e representantes dos caminhoneiros que fizeram paralisação em todo o país.

O Ministério da Fazenda e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) já se posicionaram, a pedido do ministro Luiz Fux, e criticaram o tabelamento. Os dois órgãos mencionaram risco de formar um cartel no setor.

Temer está com dificuldade de cumprir o combinado com os caminhoneiros em relação à tabela. A primeira versão do texto, publicada no dia 30, desagradou o setor produtivo, porque estabelecia preços que chegavam a quase três vezes o que era praticado antes.

Depois disso, a ANTT divulgou um novo documento, mas, quatro horas depois da publicação, o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, anunciou que o documento seria revogado.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures