ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: produtores do norte do estado sofrem com falta de energia elétrica desde sábado (17)

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Quarenta famílias de pequenos produtores rurais do norte do Rio Grande do Sul enfrentam a interrupção do fornecimento de energia elétrica desde o final de semana em uma comunidade que fica a 13 quilômetros de distância da cidade de Três Arroios. O prejuízo é maior para famílias que vivem da criação de animais, como produtores de leite, que já jogaram 250 litros fora. Isso representa uma perda diária de R$ 500 diário para os criadores, uma vez que a comunidade está sem luz desde o sábado (17). 

"Hoje em dia tu faz o que sem energia? Temos o motor, todas as coisas são com energia", afirma o agricultor Darci Costella. A energia elétrica é essencial para o armazenamento do leite produzido pela família, que vive da atividade.  Dentro de casa, as famílias também sofrem com os alimentos estragando por falta de armazenamento. "Tudo estragado, carne estragando, o que tem dentro da geladeira, não tem mais o que consumir porque está tudo estragado [...] triste, muito triste, jogando muita coisa fora", afirma a agricultora Iraci Costella.


Produtores se dizem preocupados com situação dos animais (Foto: Reprodução/RBS TV)

Na comunidade, vizinhos têm recorrido a um pequeno rio para levar água até as propriedades, uma vez que o abastecimento feito por meio de poços artesianos depende dos motores elétricos de bombeamento. "Eu tenho uma granja com 1 mil porcos, e a solução nossa é isso. Não tem o que fazer. Nós temos poço e tudo, mas não tem energia para puxar a água", afirma o produtor Irineu Pelissari. Em uma outra propriedade a preocupação é com o trato dos animais, uma vez que tanto a ração, quanto a água dependem de energia elétrica. 

Por meio de nota, a RGE (Rio Grande Energia S.A) informou que assim que foi comunicada sobre a falta de energia elétrica, ainda no sábado, uma equipe fez manutenção na rede atingida por fortes ventos. No domingo (18), depois do sistema ter sido restabelecido, a região foi atingida por um temporal isolado, que derrubou um poste em local de difícil acesso. 

O poste foi trocado na segunda-feira (19), mas quando o sistema voltou ao normal, uma falha de causas ainda desconhecidas interrompeu o fornecimento de energia na Zona Rural da cidade, mas todo o sistema foi recomposto na terça-feira (20). A rede deve passar ainda por uma nova inspeção até o final da semana.

E você produtor? Vem sofrendo com a interrupção do fornecimento de energia elétrica na sua propriedade? Compartilhe conosco! 

As informações são do G1.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures