ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Está na hora de construir um barracão para suas vacas?

POR HAYLA FERNANDES

VACA FELIZ

EM 23/04/2020

3 MIN DE LEITURA

8
32

Atualizado em 30/12/2020

A construção de um barracão ou galpão para alojamento de vacas leiteiras tem sido uma prática cada vez mais adotada para intensificação da produção de leite.

Você foi convidado a um dia de campo. Se arrumou, foi até lá e ficou encantado ao conhecer o barracão. Viu vacas limpas, deitadas, ruminando, escutou maravilhas sobre como os índices da fazenda melhoraram e como todos trabalham felizes depois que colocaram as vacas no barracão. "Está decidido! Também quero isso para mim! Vou no banco conversar com meu gerente agora!"

Essa história se repete todos os dias. Não quero jogar um balde de água fria em ninguém, pelo contrário: quero te convidar a responder algumas perguntas antes de decidir pela construção ou não do barracão.

Primeiro, o barracão é um investimento que vai durar muitos anos por isso o seu pensamento deve ser lá na frente. Antes de tudo pense no tamanho da sua propriedade e se pergunte: Quanto de comida eu consigo produzir? Quantos animais consigo alimentar?

Depois, em segundo lugar, se pergunte: quantos animais minha fazenda vai atingir nos próximos anos? Isso se chama projeção de rebanho e é fundamental para que você entenda se você vai conseguir comportar esse número de animais e fazer o projeto com tamanho e custo adequados para a sua realidade. Sem isso seu erro pode ser milionário.

Terceiro: você tem um projeto de gestão para sua fazenda? Qual é seu ponto de equilíbrio (ou seja, qual o mínimo que você precisa produzir para ter um sistema rentável ou pelo menos sem dar prejuízo)? Contrate um bom consultor para te ajudar nisso, se possível. Será um serviço que vai te economizar muito antes de gastar o primeiro R$ 1,00 da obra. Esse projeto de gestão vai te dar segurança, inclusive sobre se você deve recorrer ao banco, se deve fazer um barracão menor inicialmente, etc. A decisão de construir não deve ser baseada no aumento ou diminuição do preço do leite naquele mês, você está pensando num projeto que vai durar muitos anos.

Calma! Ainda não chame as máquinas para terraplanagem! Vá conhecer fazendas! Leve o empreiteiro que você quer contratar e leve suas perguntas escritas. Filme, fotografe tudo e amadureça a ideia. Como temos muitos barracões no Brasil com certeza você vai ver diferentes experiências e aprender muito com os erros e acertos de quem construiu antes. Depois que você tiver o seu barracão, vai ser a hora de ajudar outros produtores que estão pesquisando.

Última pergunta crucial para responder antes da decisão: e as pessoas? Tenha em mente que partindo para um barracão a maneira de fazer as coisas muda consideravelmente. E quem faz tudo? As pessoas! Para que o sistema funcione, todos os funcionários devem saber o que se espera deles e para que isso aconteça você vai ter que mostrar exatamente como fazer e qual o resultado final esperado, com muita paciência e cuidado. Ter uma conversa franca e transparente com todos pode ajudar bastante nesse momento.

Respondeu tudo isso? Clareou? Hora de fazer o projeto! Se possível com um técnico especialista. Importante: verificar a legislação ambiental antes de decidir a localização, depois a disponibilidade de energia (lembre-se que os prazos são longos para ligação de rede trifásica e muitas vezes não são cumpridos), daí veja com os fornecedores de equipamentos (especialmente ventiladores) os prazos de entrega, pois muitas vezes demoram mais que a construção toda já que muitos são importados.

Depois de responder tudo isso com certeza você terá muito mais informações na mão e uma ideia muito mais madura do seu negócio, para decidir com clareza se vai investir numa construção. Suas chances de erro diminuem consideravelmente e seu medo também. 

HAYLA FERNANDES

Descrição: Médica veterinária pela UFG, mestre em sustentabilidade e pecuária e consultora técnica. Proprietária do perfil @vaca_feliz_oficial no Instagram. Contato: (62) 99949-5588.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SIDNEI TEODORO DE OLIVEIRA

SANTA RITA DO PASSA QUATRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/01/2023

Boa noite muito bom a dica pra quem pensa em construir um barracão
CARLOS OTÁVIO LACERDA

SÃO LUIZ DO PARAITINGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/05/2020

Muito bom Hayla. Não é só a construção de um galpão, mas uma mudança no sistema de produção o que envolve a disponibilidade de novos insumos (energia, pro exemplo); rigor no controle da alimentação (você escolhe e não o gado), mudança na genética dos animais e sobretudo no comportamento das pessoas. Abraços
LEONARDO DANTAS DA SILVA

BOTUCATU - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 27/04/2020

Hayla, fiquei muito feliz com seu artigo. É a base para a diminuição dos erros e inicio de uma nova fazenda. Isso mesmo, será uma nova fazenda!! Com uma nova mentalidade.
Resumiu muito bem uma preocupação que deve sempre existir antes das obras iniciarem...
Parabéns!!
HAYLA FERNANDES

GOIÂNIA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 28/04/2020

Oi Léo! Que honra ter seu incentivo aqui. Você foi minha grande motivação para começar a estudar conforto. Sou sua discípula. Grande beijo.
LUIS EINAR SUÑE DA SILVA

ANÁPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/04/2020

Legal Hayla. Galpões são ótimos. Vacas felizes.
ELISÂNGELA D. ESPINDULA MORAIS

SANTA JULIANA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/04/2020

Ótimo artigo Hayla!
Junto com a construção de uma instalação vem uma série de mudanças muitas vezes o resultado esperado exige mais esforço e dedicação que antes. As vacas continuam precisando de ser cuidadas com os mesmos problemas de antes e se ñ for bem conduzida a rotina, surge outros, continuam com vários desafios para produzir. A produção com o sem um barracão exige eficiência, uso de tecnologias e treinamento de equipe. Quando se tem uma instalação é um investimento que precisa ser bem dimensionado, pra que haja retorno financeiro e satisfação para as vacas e os envolvidos!
LUIS EINAR SUÑE DA SILVA

ANÁPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/04/2020

Bom Dia. Mesmo errando vc acerta. Vacas em galpão é mil vezes que barro, mastite, empregados sujos, inconsistência na nutrição e por aí vai. Os 2,5 litros que vem de aumento, suportam todos os aprendizados. Só não pode errar no projeto do galpão, só isto. Ahhh quase esqueço, as orelhas do seu gado vão encurtar. rsrsrsr
HAYLA FERNANDES

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/04/2020

Olá!
Falou com propriedade. Com toda certeza seu comentário é muito pertinente.
Construir um barracão parece num primeiro momento a solução de todos os problemas, quando na verdade você vai melhorar o meio para as coisas serem feitas, mas as coisas continuam sendo feitas por pessoas.
Todas as pessoas envolvidas no negócio, desde o dono, ordenhador, até o folguista devem estar em sintonia e muito bem alinhados para que os resultados sejam realmente bons. Eficiência é uma busca constante e que esquenta a cabeça de todos, mas não tem como fugir dela.
Grande beijo

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures