ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Modelos de assistência técnica: comercial

POR RODRIGO LUIS SECHI

RODRIGO SECHI

EM 29/04/2021

2 MIN DE LEITURA

4
11

Dando continuidade ao texto anterior (caso você não o tenha lido, sugiro que o faça, para poder seguir nossa linha de raciocínio), sigo como a mesma pergunta: Qual é o tipo de assistência técnica na sua propriedade, ou, em que tipo de assistência técnica você se enquadra?

Assim como comentei da forma com que as cooperativas atuam, hoje, vejo um crescente no que posso chamar de assistência técnica comercial. O assessor técnico comercial, ou o promotor de vendas, tem um papel fundamental no processo de evolução e melhoramento da atividade leiteira ou agrícola como um todo.

Este profissional deixou de ser aquela pessoa que antes chegava na propriedade pensando em vender o produto, em uma relação estritamente comercial, para hoje tornar-se um aliado as novas tecnologias que surgem dia-a-dia. Este profissional, é extremamente capacitado dentro de sua área, conhece muito sobre o mercado e está constantemente buscando novas alternativas, melhores produtos e principalmente melhores preços para seus clientes.

Me atrevo ao falar que este tipo de assessoria é fundamental na melhoria das propriedades, pelo fato que, são estes assessores que levam as novas tecnologias até a porta da fazenda.

Um exemplo: quando iniciei na profissão, todas as atividades de alimentação dos animais eram feitas de forma manual. A silagem era retirada do silo com carrinhos ou cestos. Então, em um certo dia, fui apresentado por um colega de profissão, à uma maquina de tirar silagem. E este mesmo equipamento também fazia todo o trabalho de levar a silagem até o cocho.

Este colega fazia a parte de assessoria técnica da máquina, por que, para comprar o implemento e obter todo o benefício dele, o produtor necessitava de uma série de informações técnicas. Este exemplo, podemos estender as áreas de maquinas de ordenha, produtos de limpeza, medicamentos, melhoramento genético, alimentação animal e assim por diante, que em meu ponto de vista, foram apresentadas aos produtores através de um assessor técnico comercial.

Hoje, o que mais encontro nas propriedades são estes profissionais, em suma maioria jovens, início de carreira, pré-dispostos em crescer na profissão e fazer melhorar o seu entorno. Vejo uma boa aceitação dos produtores em receber e escutar estes profissionais, se compram ou não os produtos dependem de uma série de fatores, as quais não entrarei em discussão, mas creio que esta forma de assistência é muito produtiva e traz bons resultados.

Em meu próximo e ultimo artigo relativo a este tema, irei comentar sobre a assistência técnica privada, um mercado mais seletivo, onde poucos profissionais atuam, altamente profissional e competitivo. Também irei comentar sobre a assistência técnica informal, que se faz presente em muitos lugares, e, incoerentemente, se faz necessária em muitos lugares.

Não percam, nos vemos em breve! 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/07/2022

Boa tarde Rodrigo .
Uma pergunta simples .
Independente do tamanho do produtor , o que vem primeiro , a vontade de produzir e melhorar os resultados da propriedade e do produtor ou a assistência técnica comercial se ele não estiver ligado a uma Cooperativa ????
RODRIGO LUIS SECHI

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/04/2021

Olá Marius, ótima pergunta, acredito que a vontade é a dedicação do Produtor é a chave fundamental, já trabalhei nos dois tipos de assistência, cooperativa e comercial, e posso te dizer, cada produtor é diferente. Os dois modelos na minha opinião funcionam muito bem, cada uma com sua característica.

Um abraço
ARETA LÚCIA DA SILVA

SANTA ISABEL - SÃO PAULO

EM 03/05/2021

Ótimo artigo. O consultor ele estuda pra ajudar o produtor a fazer um plano de negócios, saber mapear os pontos fortes e os fracos da produção e como diminuir as ameaças e aproveitar as oportunidades o mercado. Somos elos da mesma cadeia de produção sem um o outro não existe.
O conhecimento desse profissional é relevante para o sucesso da produção, assim como o saber do produtor, há coisas que só o produtor conhece.
Mas podemos ajudar na produção se tornar enxuta, em otimizar os processos, ver onde está o desperdício, melhorar tais processos e adequar a produção ao mercado que remunera melhor.
MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/04/2021

Valeu Rodrigo

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures