ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O aumento da oferta de refeições prontas no segmento de padarias

ROBERTO DENUZZO

EM 20/09/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Um mercado que vem se renovando de maneira admirável nos últimos anos é o mercado das padarias – sem dúvida, o mais tradicional segmento do food services, com uma rede bem distribuída de mais de 60.000 pontos no Brasil inteiro. Só para esclarecer como funciona o negócio, tradicionalmente, a padaria tem 4 áreas de vendas:

- Balcão: venda de pão e leite, anteriormente ponto principal;
- Copa: para a venda de lanches rápidos, cafés, o tradicional “pingado”, etc.
- Frios: tradicional venda de queijos, presuntos e frios fatiados em geral;
- Mercearia: venda de uma grande variedade de sortimento, como cigarros, balas, sorvetes e mesmo remédios sem controle, esparadrapo, pilhas, etc.

padaria - food services - pingado

Se analisarmos as mudanças de consumo, todas as áreas foram afetadas! Vejamos:

- Balcão: com a mudança do consumo para o leite UHT, e também para o pão industrializado ou congelado, bem como a oferta de pães dentro de lojas de supermercados, a frequência de visita no balcão diminuiu enormemente;

- Copa: com o crescimento das redes de fast foods, cafés e delis, esta área também foi terrivelmente influenciada;

- Frios: a entrada de soluções de embalagens já fatiadas, aliadas a maior oferta nos supermercados;

- Mercearia: com a redução do consumo de cigarros, aliada a forte presença de lojas de vizinhança, a área foi também muito disputada com grandes operadores. 

Portanto, o cenário é bastante desafiador correto? Pois não é que mesmo assim, este negócio se reinventou - investindo pesadamente em alimentação pronta, com amplos serviços que hoje fazem as padarias serem destinação nas refeições (café da manhã, almoço e jantar), com ampla variedade de produtos e serviços, como comidas japonesas, churrascos, massas e claro, sobremesas e doces muito especiais?

Com isso, as padarias se colocaram na vanguarda do segmento e hoje, são estabelecimentos que começaram inclusive a atrair a atenção de grandes investidores internacionais, já que sem mostram “à prova de crise”!

E como o setor lácteo se relaciona com este segmento do food services? A boa notícia é que existe um grande espaço a percorrer! Basicamente, existem três tipos de fornecedores de produtos lácteos para padarias:

- Aquele fornecedor antigo, que vende leite e queijos para fatiamento, geralmente via distribuidor, já que “padaria dá trabalho” – são muitas entregas e tem horários rígidos;

- O fornecedor oportunista, que vai e vem, oferece produtos novos, adequados à produção de alimentos prontos, além dos tradicionais, mas de vez em quando some, fica sem representante, etc. Este fornecedor certamente será punido pelo operador por sua inconsistência;

- O fornecedor focado, que atende constantemente a padaria, com foco tanto nas vendas de leite e queijos, mas também para a preparação de alimentos, como molhos, ingredientes, etc. Com o mix adequado e atendimento correto e constante, trata-se de um segmento que gera fidelidade e volumes crescentes.

Pense em como sua empresa atende este segmento tão único e veja se sua empresa não está nas duas primeiras categorias! Se está, é chegada a hora de melhorar o atendimento deste canal.

*Roberto Denuzzo é um dos palestrantes confirmados do Dairy Vision 2016 e abordará na sua palestra o tema "Status atual dos food services no Brasil e a demanda por produtos lácteos". Além disso, ele também será coordenador do Painel de Food Services no evento. 

Além dos debates de alto nível, característica marcante do evento e amplamente elogiada na edição inaugural, o Dairy Vision proporcionará diversos momentos para networking, como os espaços empresariais, jantar de confraternização, almoços e diversos breaks.

Acesse o site do evento e aproveite para garantir sua inscrição com valor promocional. As vagas são limitadas! Saiba mais: http://www.dairyvision.com.br

Para mais informações entre em contato pelo telefone (19) 3432-2199 ou escreva para ladc@milkpoint.com.br

ROBERTO DENUZZO

Diretor da RDC Consultoria. Executivo experiente no ramo de alimentos, com mais de 25 anos de experiência no setor.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint