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O aumento da oferta de refeições prontas no segmento de padarias

ROBERTO DENUZZO

EM 20/09/2016

3 MIN DE LEITURA

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Um mercado que vem se renovando de maneira admirável nos últimos anos é o mercado das padarias – sem dúvida, o mais tradicional segmento do food services, com uma rede bem distribuída de mais de 60.000 pontos no Brasil inteiro. Só para esclarecer como funciona o negócio, tradicionalmente, a padaria tem 4 áreas de vendas:

- Balcão: venda de pão e leite, anteriormente ponto principal;
- Copa: para a venda de lanches rápidos, cafés, o tradicional “pingado”, etc.
- Frios: tradicional venda de queijos, presuntos e frios fatiados em geral;
- Mercearia: venda de uma grande variedade de sortimento, como cigarros, balas, sorvetes e mesmo remédios sem controle, esparadrapo, pilhas, etc.

padaria - food services - pingado

Se analisarmos as mudanças de consumo, todas as áreas foram afetadas! Vejamos:

- Balcão: com a mudança do consumo para o leite UHT, e também para o pão industrializado ou congelado, bem como a oferta de pães dentro de lojas de supermercados, a frequência de visita no balcão diminuiu enormemente;

- Copa: com o crescimento das redes de fast foods, cafés e delis, esta área também foi terrivelmente influenciada;

- Frios: a entrada de soluções de embalagens já fatiadas, aliadas a maior oferta nos supermercados;

- Mercearia: com a redução do consumo de cigarros, aliada a forte presença de lojas de vizinhança, a área foi também muito disputada com grandes operadores. 

Portanto, o cenário é bastante desafiador correto? Pois não é que mesmo assim, este negócio se reinventou - investindo pesadamente em alimentação pronta, com amplos serviços que hoje fazem as padarias serem destinação nas refeições (café da manhã, almoço e jantar), com ampla variedade de produtos e serviços, como comidas japonesas, churrascos, massas e claro, sobremesas e doces muito especiais?

Com isso, as padarias se colocaram na vanguarda do segmento e hoje, são estabelecimentos que começaram inclusive a atrair a atenção de grandes investidores internacionais, já que sem mostram “à prova de crise”!

E como o setor lácteo se relaciona com este segmento do food services? A boa notícia é que existe um grande espaço a percorrer! Basicamente, existem três tipos de fornecedores de produtos lácteos para padarias:

- Aquele fornecedor antigo, que vende leite e queijos para fatiamento, geralmente via distribuidor, já que “padaria dá trabalho” – são muitas entregas e tem horários rígidos;

- O fornecedor oportunista, que vai e vem, oferece produtos novos, adequados à produção de alimentos prontos, além dos tradicionais, mas de vez em quando some, fica sem representante, etc. Este fornecedor certamente será punido pelo operador por sua inconsistência;

- O fornecedor focado, que atende constantemente a padaria, com foco tanto nas vendas de leite e queijos, mas também para a preparação de alimentos, como molhos, ingredientes, etc. Com o mix adequado e atendimento correto e constante, trata-se de um segmento que gera fidelidade e volumes crescentes.

Pense em como sua empresa atende este segmento tão único e veja se sua empresa não está nas duas primeiras categorias! Se está, é chegada a hora de melhorar o atendimento deste canal.

*Roberto Denuzzo é um dos palestrantes confirmados do Dairy Vision 2016 e abordará na sua palestra o tema "Status atual dos food services no Brasil e a demanda por produtos lácteos". Além disso, ele também será coordenador do Painel de Food Services no evento. 

Além dos debates de alto nível, característica marcante do evento e amplamente elogiada na edição inaugural, o Dairy Vision proporcionará diversos momentos para networking, como os espaços empresariais, jantar de confraternização, almoços e diversos breaks.

Acesse o site do evento e aproveite para garantir sua inscrição com valor promocional. As vagas são limitadas! Saiba mais: https://www.dairyvision.com.br

Para mais informações entre em contato pelo telefone (19) 3432-2199 ou escreva para ladc@milkpoint.com.br

ROBERTO DENUZZO

Diretor da RDC Consultoria. Executivo experiente no ramo de alimentos, com mais de 25 anos de experiência no setor.

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