ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como é definida a altura de manejo do pasto?

POR DANIEL AUGUSTO BARRETA

PASTO & CIA

EM 26/12/2022

4 MIN DE LEITURA

5
16

Atualizado em 06/12/2022

Uma das ferramentas mais simples e eficazes para manejar pastagens é o monitoramento de sua altura.

Estabelecer e respeitar metas de entrada e saída dos animais dos piquetes é uma prática que pode intensificar a produção animal em pastagens, uma vez que o manejo do pasto na altura adequada é uma combinação benéfica para os animais e as plantas.

A altura de manejo está fundamentalmente baseada em alguns conceitos “chave”.

O primeiro deles é o índice de área foliar (IAF) que é o resultado da divisão da área das folhas (cm2) pela área de solo (cm2) do qual estas folhas foram retiradas. Por exemplo, se coletarmos uma amostra de forragem em 1 m2 de solo e a soma da área de todas as folhas for de 3 m2 o IAF será de 3.

O segundo conceito é chamado de interceptação luminosa (IL) e significa o % da luz solar (radiação fotossinteticamente ativa) que é interceptado pelas plantas (folha, caule, inflorescência) “antes” desta luz chegar ao nível do solo. Por exemplo, se a radiação incidente na área é de 1000 µmol m2 s-1 e ao nível do solo está “chegando” 100 µmol m2 s-1, significa que 900 unidades foram interceptadas pelas plantas, ou seja, 90% de interceptação luminosa.

Descritos estes conceitos, imaginemos agora o crescimento de uma planta após o pastejo (ou corte mecânico). Logo após a desfolhação o dossel tem uma área foliar residual baixa, e pouca quantidade de luz é interceptada. À medida que a rebrotação ocorre, o IAF aumenta até alcançar o IAF crítico, que corresponde ao estágio de crescimento em que 95% da radiação incidente é interceptada pelo dossel (Brougham, 1956).

O IAF crítico é então considerado o limite para a entrada dos animais no piquete, porque se a rebrotação do pasto continuar além desse ponto há um aumento expressivo na competição por luz no dossel, o que aumenta as taxas de senescência foliar (há pouca luz disponível para as folhas de baixo), estabiliza as taxas de produção de folhas e promove incrementos na produção de colmos; fato absolutamente indesejável do ponto de vista de produção animal em pastagens (da Silva et al., 2019).

Além disso, a densidade de forragem no estrato superior do pasto também diminui, o que pode reduzir a taxa de ingestão de matéria seca dos animais (Congio et al., 2018). Deste modo, ao considerar um sistema de lotação intermitente (rotacionado), a entrada dos animais no piquete deve ocorrer quando o dossel apresentar uma IL entre 90 e 95% (Zanine et al., 2011).

Esta amplitude do índice de interceptação luminosa “ótimo” é alcançada com diferentes IAF para cada espécie, em geral plantas com crescimento ereto requerem maior IAF do que as espécies prostradas, uma vez que a disposição de suas folhas é mais ereta e relativamente menos eficaz em interceptar a luz.

Apesar destes conceitos parecerem um pouco abstratos, estes índices guardam uma relação muito forte com a altura das plantas (Hodgson & da Silva, 2002).

A altura tem sido considerada como uma ferramenta útil e facilmente aplicável no campo para o manejo do pasto em uma ampla diversidade de espécies forrageiras (da Silva et al., 2015). Em outras palavras, o produtor ou o técnico de campo não consegue estimar facilmente a IL das pastagens, pois isto requer equipamentos sofisticados.

Entretanto, estas mensurações já foram (e seguem sendo) realizadas por grupos de pesquisa ligados a forragicultura, que associaram estas condições ideais a uma altura aproximada de manejo, cabe então aos técnicos e produtores valerem-se destas informações e aplicá-las no manejo da pastagem.

Por fim, embora a discussão acima seja sucinta, tem o objetivo de elucidar superficialmente alguns aspectos do crescimento das plantas forrageiras que fundamentam a definição das alturas de manejo, pois é mais fácil se adotar uma prática de manejo, independentemente de qual seja, quando se conhece minimamente os porquês.
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
 

Referências

Brougham, R. W. (1956) Effect of intensity of defoliation on regrowth of pasture. Australian Journal of Agricultural Research, 7(5), 377–387.

Congio, G. F. S. et al. (2018) Strategic grazing management towards sustainable intensification at tropical pasture-based dairy systems. Science of the Total Environment, 636, 872–880.

da Silva, S. C. et al.  (2019) Nutritive value and morphological characteristics of Mombaça grass managed with different rotational grazing strategies. Journal of Agricultural Science, 157(7–8), 592–598.

da Silva, S. C., Sbrissia, A. F., & Pereira, L. E. T. (2015) Ecophysiology of C4 Forage Grasses—Understanding Plant Growth for Optimising Their Use and Management. In Agriculture (Switzerland) (Vol. 5, Issue 3, pp. 598–625). MDPI.

Hodgson, J., & da Silva, S. C. (2002) Options in tropical pasture management. In Â. M. V. Batista, L. M. C. Ferreira, M. V. F. dos Santos, & S. B. P. Barbosa (Eds.), Proceedings of 39th Annual Meeting of the Brazilian Animal Science Society (pp. 180–202).

Zanine, A. de M. et al. (2011) Características estruturais e acúmulo de forragem em capim-tanzânia sob pastejo rotativo. Revista Brasileira de Zootecnia, 40(11), 2364–2373.

DANIEL AUGUSTO BARRETA

Zootecnista, Núcleo de Pesquisa em Pastagem - UDESC/CAV

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

IDELVAN FAGUNDES TEIXEIRA

GUANAMBI - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/01/2023

Muito bom. Obrigado.
OSVALDO GIL PARANHOS DA SILVA

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/12/2022

Excelente explicações, apesar de ser bem resumido, o texto não deixa de ser claro e elucidativo, muito bom.
DANIEL AUGUSTO BARRETA

XANXERÊ - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO

EM 29/12/2022

Olá Osvaldo, sempre é um desafio dosar a quantidade de informações, uma vez que o público-alvo é variado. Obrigado pelas considerações, abraço!
FRANCISCO JOSÉ CAVALCANTE PEREIRA

JEQUIÉ - BAHIA - AGRICULTURA

EM 27/12/2022

Poderia colocar uma tabela atualizada para altura de pastejo das várias forrageiras.
DANIEL AUGUSTO BARRETA

XANXERÊ - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO

EM 29/12/2022

Olá Francisco, estes dois links abaixo são de publicações da Embrapa, em ambos você encontrará tabelas com indicações de altura de manejo para diversas forrageiras.

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/189827/1/COT-101-online.pdf

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/165094/1/Regua-de-manejo-de-pastagens.pdf

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures