ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quem produz o leite brasileiro: levantamento 2023 - A realidade do setor!

MILKPOINT MERCADO

EM 26/07/2023

4 MIN DE LEITURA

1
12

Projeto idealizado pela MilkPoint Ventures busca atualizar dados estatísticos da produção leiteira e convida empresas a participarem da iniciativa.

O setor lácteo brasileiro carece de informações atualizadas e precisas sobre a produção de leite, e isso pode comprometer o desenvolvimento adequado do mercado, a realidade da informação e a formulação de políticas públicas e privadas eficazes. Com o intuito de solucionar esse gap, surge o projeto "Quem produz o leite brasileiro", uma iniciativa da MilkPoint Ventures, destinada a mapear anualmente o número de produtores, perfil (L/dia) e sistemas de produção adotados, além de dados de qualidade e composição do leite, dos diversos produtores do país.

A última publicação do censo agropecuário realizado pelo IBGE - data de 2017 -, registrou 1,17 milhão de estabelecimentos com atividades de produção de leite e cerca de 634 mil venderam sua produção. Contudo, é notável que esses dados já não refletem a realidade atual.

Sabe-se que o número de produtores de leite diminui a cada ano – tome como exemplo a matéria do Rio Grande do Sul, que publicamos há algum tempo: quedas no número de produtores de leite em atividade no Rio Grande do Sul, que caiu 52,3% de 2015 para 2021, segundo dados apresentados pela EMATER-RS. Portanto, ter uma atualização constante destes números é essencial para embasar decisões e estratégias no setor.

Desde 2019, o MilkPoint tem realizado levantamentos sobre sistemas de produção, tentando mapear o crescimento do leite produzido em sistemas em confinamento, como free stall e compost barn. Entretanto, estamos cientes de que para atingir um nível de confiabilidade ainda maior e proporcionar informações mais abrangentes ao setor, é fundamental ampliar nossa amostragem. Acreditamos que essa medida tornará a pesquisa ainda mais robusta e fortalecerá nossa principal missão: contribuir significativamente com dados precisos para o desenvolvimento do setor.

Em 2019, 2020, 2021 e 2022, obtivemos os seguintes resultados, de acordo com os dados das 5 empresas que participaram em todos os anos citados:

Gráfico 1. Produção média diária dos produtores – Total e em sistemas confinados de produção (litros/dia)

Produção média diária dos produtores - Total e em sistemas confinados de produção (litros/dia)
Fonte: pesquisa MilkPoint Mercado junto às indústrias de laticínios
(**) – dados agregados das 5 empresas participantes da pesquisa, ininterruptamente, desde 2019
Volume somado das 5 empresas representou, para 2021, cerca de 10,5% do volume formal produzido no país

 

Gráfico 2. % do volume de leite e % do número de produtores em sistemas confinados

% do volume de leite e % do número de produtores em sistemas confinados

Fonte: pesquisa MilkPoint Mercado junto às indústrias de laticínios
(**) – dados agregados das 5 empresas participantes da pesquisa, ininterruptamente, desde 2019
Volume somado das 5 empresas representou, para 2021, cerca de 10,5% do volume formal produzido no país

 

Desde 2020, pudemos contar com maior número de participações na pesquisa. Em 2022, nosso dado mais recente, obtivemos 19 empresas, indicando que 41% do leite próprio das empresas participantes, vem de produtores em sistema de produção confinados e estes produtores representam somente 8% do total de produtores das empresas.

Levantamento 2023

No levantamento de 2023, o projeto “Quem produz o leite brasileiro”, visa identificar quem são os produtores de leite inspecionado no Brasil e os perfis de produção (estratificação por volume). Além disso, dados sobre sistemas de produção, e qualidade/composição do leite, também serão coletados no projeto. Para garantir a efetividade desse levantamento, estamos convidando os laticínios a colaborarem conosco. Coletaremos informações sobre o número de produtores em cada classe (litros/dia), utilizando a classificação:

perfil de produção

Sistemas de produção, a serem captados pelo levantamento:

Produtores em Compost Barn, Free Stall ou Confinamento total

Dados a serem captados de qualidade e composição do leite:

Qualidade e composição do leite

Ressaltamos que o projeto protegerá a confidencialidade dos dados individuais de cada empresa participante, garantindo sigilo absoluto. Os resultados da pesquisa serão utilizados de forma agregada (grupo de empresas).

É fundamental destacar que os dados coletados no projeto, trarão amplos benefícios aos elos do setor. As políticas públicas e privadas a serem adotadas devem incentivar o crescimento e desenvolvimento dos produtores, proporcionando a sustentabilidade econômica da atividade. Laticínios, que captam o leite diariamente desses produtores, precisam garantir a qualidade dos seus produtos e embasar seu planejamento com dados atualizados. E claro, empresas de insumos, terão condições para um melhor direcionamento de seus produtos e serviços.

O projeto "Quem produz o leite brasileiro" busca retratar essa realidade de dados e, assim, contribuir para uma melhor imagem do setor, frente ao consumidor, que também será beneficiado por um produto de maior qualidade na mesa.

Convidamos os laticínios a se unirem ao MilkPoint, em mais esta iniciativa, pois juntos poderemos obter informações valiosas para o desenvolvimento sustentável do mercado leiteiro, garantindo uma perspectiva mais clara e precisa para todos os envolvidos.

 

Para participar, clique aqui para realizar o preenchimento do formulário e siga as instruções.

 

Qualquer dúvida referente ao projeto ou dificuldades com o preenchimento, entre em contato conosco clicando aqui!

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRÉ LUIZ COKELY RIBEIRO

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/08/2023

Excepcional trabalho. Um RaioX do setor "produtivo" traz subsídios vitais para onde os demais elementos da Cadeia devem focar suas ações. Parabéns.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures