ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Onde cresce o leite brasileiro e quais os impactos para o setor?

MILKPOINT MERCADO

EM 26/04/2023

3 MIN DE LEITURA

2
13

Nos últimos anos, temos observado algumas mudanças na cadeia láctea, que podem ter grandes impactos na geografia do leite brasileiro num futuro próximo. Uma delas é a concentração da produção de leite em regiões específicas que, em função de diferentes características do ambiente de produção, de negócios e de mercado, crescem num ritmo mais acelerado do que outras regiões. Alguns chamam este fenômeno de clusterização da produção de leite no Brasil — ou seja, estamos assistindo à formação de clusters (regiões de concentração) de produção de leite.

Figura 1. Produção de leite (1.000 Litros) – 2021.

produção de leite brasil
Fonte: CILEITE, a partir de dados do IBGE.

 

Apesar de 99% dos municípios brasileiros produzirem leite, a produção tende a se concentrar em alguns clusters de produção. Temos alguns já bem definidos e conhecidos, como o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba junto ao Sul de Goiás, ou o Sul de Minas e Zona da Mata Mineira.

Outros têm chamado bastante atenção nos últimos anos pelo forte crescimento e tecnificação, como o caso do Centro Oriental do Paraná e da união entre as mesorregiões Noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, Sudoeste e Oeste do Paraná — ambos, crescendo a cerca de 5% ao ano.

Há também outras regiões que tendem a concentrar a produção de leite, como a Região Oeste e Central de Minas Gerais e o Centro Goiano. Importante também destacar o crescimento na região Nordeste, tomando como exemplo o Agreste Pernambucano, que cresce num ritmo interessante em uma região com alta demanda.

Este movimento de clusterização tem alguns impactos para a cadeia, dentre eles:

  • Há a vantagem logística, que se dá tanto pela maior facilidade de captação de leite pelos laticínios, quanto pela melhor distribuição/disponibilidade de insumos e diminuição dos custos de frete destes;
  • Há também um benefício dos serviços, já que as empresas conseguem direcionar os serviços/assistência ao produtor em áreas mais específicas (ao invés de 99% dos municípios brasileiros) e o produtor consegue estes de forma mais acessível, além da maior gama destas comodidades;
  • A mão de obra tende a ser mais qualificada nestas regiões;
  • Tem-se um peso político maior, já que, pela concentração da atividade econômica na região, há a tendência da criação de mais políticas públicas para tal;
  • Por fim, do lado da captação de leite – que também se enquadra na logística – o produtor tem uma grande vantagem de competitividade na venda de sua matéria-prima, já que mais empresas estarão em busca do leite naquela região.

 

Além destes, temos o fator de competitividade entre as empresas: seja do lado da indústria, que terá de competir com mais empresas na aquisição de matéria-prima, contratação de mão de obra e desempenho em logística na venda de produtos lácteos, quanto do lado das empresas de insumos, que terão uma competitividade maior no fornecimento de serviços e produtos para os produtores.

Portanto, o movimento de clusterização e seus impactos têm de ser analisados pelos envolvidos, sejam os produtores, as empresas de insumos, a indústria, as entidades governamentais, entre outros. E para isto, ter informações estratégicas sobre seu cliente ou fornecedor, sobre seus concorrentes e sobre a região onde atua ou pretende atuar, é de extrema importância para manter a competitividade neste mercado!

 

A Consultoria do MilkPoint Mercado realiza trabalhos de mapeamento e acompanhamento da produção de leite e tendências de mercado, estratégias de sourcing, levantamento de concorrência, pesquisas de mercado junto a produtores e decisores do setor, buscando dar suporte a estratégias de atuação e expansão de empresas do setor.  

Nossa equipe possui especialistas com background sólido do setor, que possuem um amplo networking e base de dados, proporcionando análises de alto nível! Fale com nossos especialistas e saia na frente da concorrência!

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIS EINAR SUÑÉ

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/04/2023

Parabéns Walter e equipe. Vcs contribuem muito com informações como esta. Abs
MILKPOINT MERCADO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 03/05/2023

Obrigado por nos acompanhar, Sr. Luis!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures