ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Revolução leiteira: IA e sensores reinventam o futuro do setor

POR MARIA LUÍZA TERRA

INTERLEITE BRASIL

EM 14/06/2024

1 MIN DE LEITURA

0
6

A Inteligência Artificial (IA) e a tecnologia avançada de sensores estão provocando uma revolução no setor leiteiro, prometendo redefinir o panorama da cadeia e promover práticas mais humanas, eficientes e sustentáveis. 

Essas tecnologias disruptivas facilitam o monitoramento em tempo real, a intervenção proativa e a tomada de decisões baseada em dados, prometendo maior bem-estar animal, produtividade e operações simplificadas da cadeia. 

As práticas tradicionais de manejo frequentemente apresentam falhas e exigem trabalho manual excessivo. O monitoramento do peso e do escore corporal individual dos animais, a contagem precisa do rebanho e a avaliação do comportamento alimentar podem ser parâmetros essenciais para a saúde e o desempenho dos animais. No entanto, métodos convencionais são trabalhosos, demorados e propensos a erros, gerando imprecisões que podem levar a perdas financeiras e comprometer o bem-estar animal. 

A IA e a tecnologia de sensores oferecem soluções inovadoras para esses desafios. Ao permitir o monitoramento em tempo real e a análise de dados do rebanho, essas tecnologias possibilitam aos produtores acompanhar o desenvolvimento e identificar possíveis problemas no rebanho, aumentando assim a eficiência operacional. 

 O processo de gerenciamento com IA
Fonte: Neethirajan S., 2023. 

Além disso, a IA e a tecnologia de sensores podem automatizar o rastreamento de comportamentos alimentares individuais de animais, incluindo o tempo gasto perto dos comedouros, frequência de alimentação e ingestão. Estes dados, uma vez analisados através de algoritmos de IA, podem facilitar intervenções precoces e fornecem informações valiosas sobre a saúde, a produtividade e o estado geral dos animais. 

Para uma análise mais abrangente do potencial das novas tecnologias para avanços no bem-estar animal, eficiência operacional e acesso ao mercado e competitividade, além dos desafios emergentes da adoção destas tecnologias de ponta, junte-se a nós no Interleite Brasil 2024.  

Dias 14 e 15 de agosto, em Goiânia/GO, Dias 14 e 15 de agosto, Goiânia/GO será referência de conhecimento, insights, troca de ideias, aprendizado e networking da cadeia leiteira. Não fique de fora! 

Inscreva-se agora e faça parte da transformação do setor. 

Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br 

 

Patrocinadores Interleite Brasil 2024

 

 

Referência 

Neethirajan S. Artificial Intelligence and Sensor Technologies in Dairy Livestock Export: Charting a Digital Transformation. Sensors. 2023; 23:7045. doi: 10.3390/s23167045. -?DOI?-?PMC?-?PubMed.  

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures