ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Painel 2 do Interleite Brasil 2023 traz as estratégias de negócios na produção primária

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

E MARIA LUÍZA TERRA

INTERLEITE BRASIL

EM 03/08/2023

4 MIN DE LEITURA

0
4

Após o tema “Melhorando o ambiente de negócios na atividade leiteira” abordado no primeiro bloco, o Interleite Brasil, realizado pelo MilkPoint, da MilkPoint Ventures, com os apoios do Sistema FAEG/Senar e Sebrae Goiás, abriu as palestras da tarde com um olhar voltado para as estratégias de negócios na produção primária.

Leonel Barbaresco, zootecnista da Kiwi agropecuária e Fazenda Capoeira abriu o segundo bloco do dia no Interleite Brasil 2023, com a palestra “A estratégia de produção a pasto com alta competitividade”, e citou que algumas ferramentas utilizadas são adaptadas do modelo neozelandês, e citou a cerca móvel como um bom exemplo. “ Ter mobilidade com a cerca traz a oportunidade de maior controle de forragem, além de maximizar o consumo dos animais e melhorar a taxa de lotação em cima das áreas”.


Foto: Leonel Barbaresco, Interleite 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Na parte de gestão, ele deixa claro que a sustentabilidade e a simplicidade dos processos são fundamentais. Em questão da lucratividade do negócio, Leonel relata a necessidade de adequação dos sistemas para encaixar com o mercado. “Temos que adequar o nosso sistema ao melhor preço possível do mercado”, destacou. 

Adriano Seddon, da Cowcooling, deu continuidade a sequência de palestras falando sobre a estratégia de alta eficiência produtiva como alternativa de garantir a competitividade em um ambiente de ativos valorizados. Ele mostrou que o dinheiro mora na eficiência e que para crescer em escala só tem dois jeitos “mais leite por vaca ou mais vaca” e que o ideal é ter os dois, mas esclarece que “é preciso vacas boas, isso que pagará as contas”. 

IBR
Foto: Adriano Seddon, Interleite 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

O profissional ainda aconselhou que “se você tem o espaço na sua fazenda, coloque vaca”, e deixa claro que isso não afetará a rotina da fazenda e do colaborador, mas impactará positivamente o resultado financeiro.

Adriano destacou que nenhuma tecnologia conseguirá substituir uma boa gestão e liderança. "Se você não gosta de gente, talvez o leite não seja para você”, esclarecendo que no leite a gestão de pessoas é fundamental para o negócio. 

Vanessa Masson, Gerente Técnica em Pecuária pela MSD Saúde Animal, inicia sua palestra concordando com Adriano Seddon, e dizendo que a atividade leiteira vem se transformando. E seguindo com o tema da sua palestra, “Como a tecnologia transforma a produção leiteira”, contextualiza dizendo que a tecnologia está fazendo parte de sua vida e que ela vem se transformando também dentro do agronegócio, como por exemplo a ordenha robótica. E deixa claro que a gestão também tem evoluído, “não tem como fazer gestão sem dados e levantamentos”, argumentou, e finalizou destacando a importância da gestão. 


Foto: Vanessa Masson, Interleite 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Ela esclarece que temos jovens chegando ao mercado de trabalho e isso exigirá um novo modelo de gestão e que a tecnologia dentro da fazenda pode ser um grande atrativo para reter os profissionais da nova geração.

Para finalizar a primeira parte do painel 2, Allan Passos, Consultor em laticínios, Técnico de campo de ATeG - Agroindústria SENAR GO trouxe o questionamento sobre “A estratégia de agregação de valor é uma boa alternativa para produtores familiares?

Para responder a pergunta, Allan disse que é preciso entender a estrutura da fazenda e citou as ferramentas utilizadas pela metodologia ATeG como: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica e capacitação profissional. 


Foto: Allan Passos, Interleite 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

O consultor mencionou também que são muitos os desafios encontrados, como o acesso a linhas de créditos.  “Às vezes o produtor, vê a necessidade de ampliar sua queijaria, sua agroindústria e esbarra nessa linha do acesso a uma linha de crédito”, disse Allan. E destacou a dificuldade do produtor na comercialização do produto, como a precificação e a certificação. Porém, esclareceu que os técnicos do SENAR estão aptos para auxiliar nesses e outros desafios. 


Foto: Marcos Pereira Borges, Interleite 2023. Fonte: Equipe MilkPoint
.

Marcos Pereira Borges, de Alexânia/GO, continuou com o tema, mostrando sua realidade na Fazenda Santa Luiza. Ele contou seus percalços ao longo do caminho, e pontuou 3 parâmetros para suas mudanças na gestão, que seria baseada em “conhecimento, não só o de fora mas também do manejo e realidade da fazenda, ser apoiada em tecnologia e o foco em resultado e margem líquida.

O produtor entende como é importante a “disciplina, execução e o discernimento” principalmente na hora de selecionar a tecnologia a ser utilizada, e para finalizar disse que se baseia na frase “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”,  e que a fazenda está em busca de criar o dela.

Realizado pelo MilkPoint, da MilkPoint Ventures, com o apoio do Sistema FAEG/Senar, Sebrae Goiás, o Interleite Brasil acontece nos dias 02 e 03 de agosto em Goiânia e de forma online. Todo o conteúdo do evento ficará disponível por 30 dias. Por isso, ainda dá tempo de participar! Não fique de fora, faça agora a sua inscrição, clique aqui! 


Patrocinadores Interleite Brasil 2023
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures