ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Eficiência alimentar reduz a pegada de carbono no leite

POR MARIA LUÍZA TERRA

INTERLEITE BRASIL

EM 09/08/2024

3 MIN DE LEITURA

0
6

A cadeia leiteira de vários países tem a meta de ser neutros em carbono até 2050. Um estudo de 2012 da Universidade do Arkansas indicou que para cada 1 kg de leite com correção energética produzido, é produzido 1,23 kg de carbono. Em um estudo atualizado, a cadeia láctea reduziu as emissões de carbono em 19% de 2007 a 2017. À medida que continua a progredir no setor, estudos mostraram que a eficiência alimentar é um dos fatores mais críticos na redução da pegada de carbono da produção de leite. 

Um dos contribuintes mais significativos para a produção de metano em fazendas leiteiras é a conversão de ração em energia. O metano é um subproduto de micróbios no rúmen quebrando e fermentando rações. O processo de fermentação permite que a vaca converta produtos vegetais em energia. Vacas que são mais eficientes em sua alimentação têm menos impacto na pegada de carbono da indústria de laticínios. 

Como a eficiência alimentar é medida?

A eficiência alimentar é medida dividindo-se os quilos de matéria seca consumidos pela produção de leite. Em um mundo ideal, a eficiência alimentar seria igual a um. Embora possamos chegar perto, uma eficiência alimentar de um pode não ser uma referência realista. Uma faixa entre 1,2 e 1,8 seria apropriada dependendo da lactação da vaca e dos dias em lactação. 

Como podemos aumentar a eficiência da alimentação? 

  • Aumentar a qualidade da forragem 

    A qualidade das forragens varia mais do que qualquer outro ingrediente na dieta da vaca. A digestibilidade das forragens tem o maior impacto na eficiência alimentar. Forragens de maior qualidade são mais digeríveis e produziriam menos metano, segundo o estudo de Arkansas de 2012. A pesquisa concluiu que a produção de metano pode variar até 50% ao comparar dietas de forragem de baixa e alta qualidade

  • Não se esqueça do conforto da vaca 

    Os requisitos de manutenção aumentam quando a vaca está sob estresse. Os estressores podem variar de temperatura a um ambiente sujo e superlotação. Mais energia sendo colocada em manutenção significa menos para a produção de leite 

  • Melhoramento genético para eficiência alimentar 

    A genética tem sido a força motriz por trás da melhoria na eficiência na produção de leite. É possível produzir mais leite agora, com 77% menos ração, do que há 70 anos. Muitas empresas de genética têm a eficiência alimentar como uma característica de reprodução que pode ser usada em decisões de melhoramento do rebanho. Embora o produtor possa não ver os benefícios das decisões de melhoramento, ao se concentrar em fornecer forragens de alta qualidade ou conforto, considerar a reprodução para eficiência alimentar pode ajudar ainda mais o progresso na redução da pegada de carbono da cadeia do leite. 

Muitas vezes a eficiência alimentar é usada para ajudar a tomar decisões de alimentação e comparar a renda com os custos da ração. Focar na eficiência alimentar pode possivelmente impactar a lucratividade das fazendas e ser uma forma de comparar a meta futura de ser neutros em carbono até 2050. 

E para saber mais e ficar por dentro das emissões na produção de leite, inscreva-se no Interleite Brasil 2024! No segundo dia do evento, o Cientista Sênior em Análise do Ciclo de Vida na AgResearch, André Mazzetto, apresentará a palestra "Análise de emissões de gases de efeito estufa e análise do ciclo de vida na produção de leite", proporcionando uma oportunidade única para adquirir novos conhecimentos. 

O Interleite Brasil acontece nos dias 14 e 15 de agosto, em Goiânia/GO. Aprenda com especialistas, esteja por dentro das mudanças e tendências do setor, impulsione seu negócio, fortaleça o setor e faça a diferença no futuro da produção de leite. 

Não fique de fora! Clique aqui e faça sua inscrição. 

 

Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br

Patrocinadores Interleite Brasil 2024

 

 

As informações do texto são do Dairy Herd, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures