ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como tornar a produção de leite sustentável e rentável?

POR MARIA LUÍZA TERRA

E LUMA MARIA SOUZA MACHADO

INTERLEITE BRASIL

EM 04/08/2023

4 MIN DE LEITURA

0
5

Com o título “Propriedades familiares podem ser rentáveis e sustentáveis?”, o quarto painel do Interleite Brasil, moderado por Valter Galan, diretor técnico e de novos negócios no MilkPoint Ventures, trouxe a perspectiva do campo para mostrar que as propriedades familiares podem ser rentáveis e trabalhar com sustentabilidade. 

Os produtores da Fazenda Retiro, de Gameleira/GO, Waldiney Dutra e Gustavo Dutra começaram a sessão de palestras com o tema “Como quebrar a barreira do crescimento na produção de leite através de uma gestão eficiente?”. Waldiney, pai de Gustavo, iniciou contando que começou a atividade do zero e que com o passar do tempo veio apostando na genética e em pastejo rotacionado, e percebeu que precisava investir ainda mais e acreditar que “o leite era um bom negócio”. 

Com a ajuda de Gustavo, até então era Engenheiro Civil, foi implementado o Compost Barn na propriedade e algumas coisas mudaram. “Não foi fácil, eu não era da área, tive um acompanhamento bem de perto do meu pai. Entramos em consenso e decidimos contratar uma consultoria, de lá pra cá eu tive mais segurança para tomar as decisões e gerir a fazenda.” , pontuou Gustavo. 

Waldiney Dutra e Gustavo Dutra, interleite Brasil 2023
Foto: Waldiney Dutra e Gustavo Dutra, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

No contexto de confinamentos, a segunda palestra foi pautada pelo tema “Só existe opção de sucesso no confinamento? Combinando os recursos naturais para criar um sistema de produção resiliente" e foi conduzida pelo Raimundo Reis, Sócio Diretor na Leite & Negócios Consultoria. 

Raimundo citou alguns dados que demonstram o aumento de projetos de confinamento e afirma: “existe uma evolução muito grande dos sistemas de Compost Barn ou Free Stall, e não está acontecendo somente no Rio Grande do Sul como em outros lugares. Eu acredito que vai ser um movimento dos próximos anos, muita gente irá entrar para o sistema confinado”, completa ele. 


Foto: Raimundo Reis, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Para complementar sua palestra, Raimundo discursou sobre a perspectiva da produção do leite no clima semi-árido. “É nessa condição que precisamos pensar em um sistema resiliente, eficiente e com rentabilidade que justifique o produtor produzir leite e permanecer na atividade.” 

Ainda no tema de confinamentos, porém, agora na parte de dejetos, Luciano Tadeu Baffi Penhalbel, responsável técnico e comercial de Soluções de Biogás trouxe o panorama do mercado de biogás e ressaltou que há um grande potencial, mas que usamos pouco. “Existe um mercado a ser explorado ainda dentro da cadeia do biogás, seja para geração de energia ou outros produtos possíveis na cadeia”. 


Foto: Luciano Tadeu Baffi Penhalbel, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

"Dos dejetos dos animais, geram-se produtos, como o composto orgânico que pode ser usado na compostagem ou enriquecido e se tornar um fertilizante organomineral. Já a fração líquida que entra no biodigestor gera gera o biogás e biofertilizantes”, relata Luciano.

Jane Terezinha da Costa Pereira Leal da EMATER/MG, deu seguimento ao assunto falando sobre  o manejo de dejetos e oportunidades em fazendas leiteiras familiares. Além de mostrar todo o processo para o correto manejo da chorumeira, esterqueira e fertirrigação, apresentou também o uso dos desejos como biofertilizantes. "Os processos farão com que o produtor possa produzir mais leite, com mais qualidade (...) o tratamento de dejetos retorna em forma de renda", destacou. 


Foto: Jane Terezinha, Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

E para finalizar o evento com chave de ouro, o produtor de leite Nivaldo Michetti e Wilson Povinha, produtores de leite de Santana do Itararé/PR, emocionaram o público do Interleite Brasil 2023 com o tema “É possível se aposentar com tranquilidade sendo produtor familiar? Uma história inspiradora”. 

Nivaldo Michetti mostrou que sua história é, de fato, inspiradora. Ele guiou os ouvintes pela sua trajetória difícil até aprender técnicas de pastejo, alimentação e genética que o fez concluir algo marcante. “Precisava de um animal que trouxesse renda, não que desse leite.” 


Foto: Wilson Povinha, no telão e Nivaldo Michetti, no palco de Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint.

Nivaldo seguiu falando de gestão e disse que “o leite não aceita rotatividade de mão de obra, quem tem esse problema provavelmente sairá da atividade.” E ao final da palestra apresentou o Wilson, com quem tem uma parceria de sucesso por 13 anos,ele entrou com a sua gestão e mão de obra, eu entrei com parte do retiro [terra] e alguns animais adultos (...) e nós dividimos meio a meio.”

Baseando-se na sua realidade, questiona sobre a sucessão familiar. "Por que a sucessão familiar não pode ser passar o comando da sua propriedade, para quem não tem seu sangue ?”, argumenta Nivaldo, que tem 2 filhos. Ele nos traz a reflexão de que num cenário em que a vida no campo era difícil e de baixa rentabilidade, os filho vivenciaram todo o sofrimento dos pais. E finaliza indagando “como queremos que eles fiquem e continuem? “.

E com muita emoção, o segundo dia de imersão em conhecimento e muito networking chegou ao fim. O  último dia de Interleite Brasil se encerrou e a equipe MilkPoint agradece a presença de cada um de vocês, que estiveram presencialmente em Goiânia ou acompanharam o evento de forma online. E se ficou interessado e quer assistir as palestras, elas ficaram gravadas e permanecerão disponíveis por 30 dias na plataforma. Clique aqui e confira como garantir seu acesso! 

IBR

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures