A rotina incessante de uma fazenda leiteira pode ser exaustiva. A demanda constante por atenção e a necessidade de resolver problemas a qualquer hora do dia podem levar ao esgotamento e comprometer a qualidade da produção. Como mudar essa realidade?
Os produtores de leite nos Estados Unidos, Sonya e Johan Koke, enfrentavam esses desafios. “Quando você chega a um ponto em que sente que a fazenda está comandando você, em vez de você comandar a fazenda, é quando você precisa dar um passo para trás e reavaliar”, diz Sonya no episódio número 30 do Uplevel Dairy Podcast.
Com a ajuda de um consultor, conseguiram otimizar o tempo e fortalecer o time. Deram um passo atrás para reavaliar a gestão da fazenda. Aqui estão 5 coisas que eles fizeram:
-
Identifique seus líderes em potencial
A primeira etapa foi identificar os líderes em potencial dentro da equipe. Segundo Sonya, reconheceram os membros da equipe que mostravam mais proatividade e engajamento. "Eles vão ver o problema, vão tentar consertá-lo mesmo que você não tenha pedido", explica Sonya. -
Estabeleça uma cadeia de comando clara
Delegar responsabilidades é fundamental para liberar o seu tempo e permitir que sua equipe cresça. Em vez de lidar com todos os problemas, Sonya e Johan aprenderam a construir confiança dentro de sua equipe criando uma cadeia de comando. Por exemplo, se um membro da equipe de ordenha tivesse um problema, eles reportavam ao líder da sala de ordenha. Eles criaram uma estrutura clara de hierarquia, onde cada membro sabia a quem reportar. Isso evita o microgerenciamento e permite que os líderes resolvam problemas de forma autônoma.
“Foi uma mudança, e foi difícil para os caras porque eles sempre estavam acostumados a nos ligar”, Diz Sonya. E deixa um conselho: “não ultrapasse o gerente. Não faça isso.” -
Comunique-se regularmente com os líderes
Toda segunda-feira há uma reunião de uma hora da equipe de gestão. Cada gerente começa citando um evento positivo da semana anterior - seja em sua vida pessoal ou profissional na fazenda. Então, quaisquer problemas ou desafios são discutidos e os gerentes trabalham colaborativamente como uma equipe para encontrar soluções.
“Depois de duas a três semanas, vimos a produtividade disparar. Todos sabiam que podiam contar com outra pessoa e não precisavam resolver os problemas sozinhos e isso inclui a gente”, relata Sonya no podcast. -
5 minutos, 5 dias por semana
Check-ins de cinco minutos, cinco dias por semana, fornecem um ponto de contato para os donos da propriedade interagirem individualmente com seus gerentes. Sonya chama isso de "reunião stand-up", ela encontra os gerentes onde eles estão e simplesmente faz algumas perguntas sobre como eles estão no trabalho e o que está acontecendo em suas vidas pessoais. -
Programe um tempo para resolver problemas
Durante as reuniões diárias de 5 minutos, se um gerente expressa um problema que precisa de algum treinamento para resolver, Sonya dedica tempo para isso e segue adiante agendando tempo adicional para se reunir. Ela diz aos gerentes: "Deixe-me olhar meu calendário, então podemos sentar e realmente resolver esse problema e conversar sobre ele mais profundamente."
Ao implementar essas estratégias, Sonya e Johan notaram um aumento significativo na produtividade e na satisfação da equipe. Além disso, eles conseguiram recuperar tempo para si mesmos e para sua família.
A história dos produtores americanos contada ao podcast, serve como um exemplo e oferece lições valiosas para o produtor de leite. A busca por ajuda profissional e a gestão correta da propriedade são fundamentais para encontrar soluções eficazes para os desafios da fazenda.
Descomplique a gestão de sua fazenda e aprenda como a consultoria pode ajudar. Inscreva-se no Interleite Brasil 2024, junte-se aos mais de 1000 inscritos e esteja por dentro das estratégias disponíveis nas várias áreas que compõem a atividade.
Dias 14 e 15 de agosto, Goiânia/GO será referência de conhecimento, insights, troca de ideias, aprendizado e networking da cadeia leiteira. Não fique de fora!
Inscreva-se agora e faça parte da transformação do setor.
Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br
As informações são do Dairy Herd, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.