ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Água, conexão entre o meio ambiente e a produção sustentável

POR JOÃO LUIS DOS SANTOS

GESTÃO DA ÁGUA

EM 03/08/2018

2 MIN DE LEITURA

0
6

No dia 28 de junho, em Belo Horizonte/MG, tive o privilégio de falar sobre o tema gestão da água no "V Seminário Ambiental - Água", conexão entre o meio ambiente e a produção sustentável. A gestão sustentável da água na pecuária de leite deve levar em conta três pontos principais.

Gestão ambiental

Se refere ao cuidado com a água de modo a mitigar ou corrigir o máximo de impactos que possamos impor sobre ela. Falamos de preservação, conservação, redução de consumo, reutilização e tratamento. Na palestra, ao introduzir o tema pegada hídrica, tive o sentimento de muita resistência. Notei que a maioria das pessoas desconhecem ou apenas resistem a ideia de quantificar o uso consultivo da água para a produção de leite.

Vale destacar que – independente de gostarem ou não do tema – um dia teremos que justificar o porquê utilizamos consideráveis volumes de água para produzir leite. Também, será importante saber esses números a fim de que tenhamos maior controle do consumo, para que busquemos técnicas para a redução do mesmo, entre outros. Ou seja, uma hora, todos os setores serão cobrados basicamente e terão que responder se a água é usada ou não com sustentabilidade.

Gestão da quantidade

Se refere a captação, armazenamento, distribuição e consumo desta água. O dimensionamento desta estrutura - bem como o controle total dela - são fundamentais para garantir a segurança hídrica da produção, a redução de consumo ou a eliminação dos desperdícios e a qualidade da água.

Em mais de 15 anos atuando no mercado de produção animal foram poucas as vezes que me deparei com um sistema de abastecimento corretamente dimensionado para atender a demanda da produção mesmo em situações de crise, seja pela escassez ou pela falta de manutenção de uma bomba. Animais, inclusive de nossa espécie, podem passar dias sem se alimentar sobreviver e se recuperar, mas bastam três dias sem água para alcançarem um estado crítico.

Gestão da qualidade

Se refere ao conhecimento da qualidade da água e os impactos que ela pode ocasionar em sua produção. Ainda tem relação com a implantação e monitoramento do sistema de tratamento visando obter a melhor água possível e que produza os melhores resultados com os menores custos de produção e manutenção em seu sistema produtivo.

Com este tripé perfeitamente ajustado e equilibrado, temos uma produção sustentável em todos os aspectos: ambiental, sanitário, econômico, social e qualquer outro. Isso porque a água é o único insumo que entra e sai de nossa produção sem que tenhamos nenhum controle, não conhecemos nossa água, não sabemos dos impactos que ela causa e isso ocorre porque ela não é valorada.

A água é patrimônio ambiental, social e econômico insubstituível, um bem universal, indispensável para a base da vida e na estruturação de qualquer sociedade. Por isso, deve ser percebida e aceita como uma riqueza tão escassa e delicada que exige da sociedade distanciamento, reflexão e planejamento sobre ela, pois a sua ausência, em quantidade ou qualidade, provoca danos irreversíveis sejam individuais ou coletivos em todos seguimentos econômicos e sociais (Santos, 2018).

JOÃO LUIS DOS SANTOS

Mestre em engenharia agrícola pela Unicamp/Feagri na área de concentração de águas e solo. Atua a mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções e tecnologias para tratamento da água na produção animal. Diretor e fundador da Especializo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures