Durante o Interleite, a ESALQLab do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, em conjunto com o Milkpoint, divulgaram os cinco melhores produtores de silagens de milho da safra 17/18. “Não foi concurso, nem prêmio, mas sim o reconhecimento aos melhores produtores de silagem de milho”, comenta Laerte Cassoli, gestor da ESALQLab.
O critério utilizado para a escolha dos cincos melhores, foi o Índice de Qualidade da Silagem (IQS), desenvolvido pela ESALQLab e Doctor Silage. O índice leva em consideração 5 variáveis, como teor de matéria seca, amido, FDN, digestibilidade da FDN e também a qualidade do processamento do grão (KPS). “Não estamos avaliando uma única característica da silagem, mas sim um conjunto de variáveis que dependem muito do produtor. Produzir uma silagem de qualidade está altamente correlacionada com a competência gerencial”, destaca Cassoli.
Para a safra 2017/18, foram consideradas silagens analisadas até o dia 30 de maio de 2018, que ao todo totalizaram 410 amostras provenientes de 10 estados brasileiros. Como pode ser observado no gráfico abaixo, cerca de 19 silagens receberam nota acima de 90 pontos para o IQS, categoria considerada “Diamante”, e dessas, as cinco com maior índice foram convidadas para receberem o reconhecimento
A relação dos melhores produtores foi divulgada com informações da tecnologia utilizada, além da localização e área plantada.
Os cinco produtores receberam um Termo de Reconhecimento da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Universidade de São Paulo, representada pelo seu diretor, Prof. Luiz Gustavo Nússio. Já o primeiro colocado, o produtor Pablo Bruno Borg, recebeu também o troféu dos “Melhores em Produção de Silagem de Milho”, de Laerte Cassoli (ESALQLab) e Marcelo Carvalho (Milkpoint) que destacou a importância de apoiar a iniciativa, “Temos que compartilhar os bons exemplos, ainda mais quando o protagonista é o produtor”.
Estiveram presentes no evento, os produtores Maria Beatris Diniz Junqueira, representada por Sergio Diniz Junqueira, e o produtor Pablo Borg, represetado por Vanessa Spinardi.
Laerte Cassoli, Vanessa Spinardi e Marcelo Pereira de Carvalho
Laerte Cassoli, Sérgio Diniz Junqueira e Marcelo Pereira de Carvalho.