ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produzir leite a pasto ou em confinamento, eis a questão

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

EDUCAPOINT

EM 05/10/2023

3 MIN DE LEITURA

1
9

Atualmente, há um dilema em relação à produção leiteira, qual sistema adotar: pastagem ou confinamento? Embora a resposta possa parecer evidente para alguns, é um tema de amplo debate, especialmente nos dias atuais.

Alguns questionamentos surgem a respeito do tema, como por exemplo qual deles é mais vantajoso financeiramente? Qual irá proporcionar uma produção mais estável? Qual pode proporcionar uma maior produção de leite? É essencial enfatizar que, independente da escolha, o produtor precisa manter o foco em alguns pilares básicos, entre eles  o bem-estar de suas vacas, a sustentabilidade da produção e a qualidade do leite fornecido aos consumidores. 

Começando pelo bem-estar, não se trata apenas de garantir que as vacas estejam livres de doenças, mas também de garantir que elas tenham uma boa qualidade de vida e possam exibir seus comportamentos naturais, seja a pasto ou confinamento.

Outro ponto importante que independe do  tipo de sistema implementado, é a sustentabilidade. Esta está atrelada a uma gestão eficiente dos recursos como a água, dejetos e até mesmo energia. Além disso, destaca-se a importância da rotação de pastagens para prevenir a degradação do solo e a adoção de práticas de manejo de resíduos - sejam eles orgânicos, químicos, sólidos ou líquidos - visando minimizar a poluição. Essas e outras  tantas práticas essenciais tornam a produção evidentemente sustentável. 

Por fim, não menos importante, é necessário garantir a qualidade do leite.  Além de atender as normas de segurança alimentar, deve-se atender às expectativas do consumidor. Um leite de alta qualidade vai possuir um melhor sabor, uma vida útil mais longa e é mais versátil em termos de processamento. Sendo assim, independente do sistema de produção escolhido,  o compromisso é manter esses três pontos em mente e em prática.

Venha aprofundar seus conhecimento no mundo agro! Clique aqui e descubra qual é a melhor opção para você

Afinal, qual a melhor escolha: pasto ou confinamento? 

No entanto, as dúvidas levantadas no início do texto ainda pairam no ar. Qual sistema é considerado o melhor? A escolha entre um e outro não precisa ser uma decisão absoluta. Muitos produtores até adotam os dois, como semi-confinamento e aproveitam o melhor de ambos. A decisão precisa, antes de mais nada, ser baseada nas condições da região da sua fazenda, nos recursos ali disponíveis, qual sua meta de produção e dos objetivos propostos.

 

Sistema a pasto

Entre vantagens e desvantagens, a produção de leite a pasto é vantajosa quando a propriedade possui pastagens abundantes e o manejo é bem feito. Nele, as vacas têm maior liberdade de se expressarem e o sistema requer uma infraestrutura mais simples, ou seja, menor investimento . 

Entretanto, podemos pontuar algumas desvantagens, como por exemplo a disponibilidade e a qualidade do pasto, uma vez que são altamente influenciadas por fatores climáticos. Portanto, dependendo da estação e das condições das pastagens, a produção de leite pode, sim, variar. Se por um lado o investimento com instalações é menor, por outro o sistema a pasto requer um gerenciamento cuidadoso que permita  manter a saúde e a produtividade do pasto e do rebanho.

 

Sistema em confinamento

Quando a produção é em confinamento seja em Compost Barn, Free Stall, Tie Stall, ou Loose Housing as vantagens são pautadas em possuir uma produção consistente ao longo dos anos, a dieta das vacas podem ser meticulosamente balanceada, controlada e otimizada, e um ponto decisivo é que é ideal para fazendas que possuem o espaço limitado. 

Como tudo na vida tem o lado bom e lado ruim, as desvantagens do confinamento são: maiores custos com alimentação, instalação e manutenção. E mesmo que não dependa do clima, o manejo de cama, do rebanho e da alimentação exige muito cuidado, caso contrário, alguns problemas de saúde como o aparecimento de mastite e problemas de cascos, poderão surgir. 

 

Agora, depois de conhecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de ambos os sistemas e refletir qual melhor se encaixa na sua realidade, gostaríamos de ouvir a opinião dos nossos leitores. Qual sistema de produção você escolheria? Você já implementou algum deles em sua propriedade? Qual se adapta melhor à sua realidade? 

Para aqueles que ainda têm dúvidas ou estão indecisos, ou mesmo para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre esses sistemas, convidamos você a participar da aula ministrada pelo consultor técnico e zootecnista Marco Aurélio Factori, intitulada "Produzir leite a pasto ou em confinamento: qual sistema escolher?" disponível no EducaPoint! Clique aqui e acesse o conteúdo completo! 

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO BALARINI

NOVO ORIENTE DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/10/2023

Quando vejo uma reportagem dizendo que vaca tem que ter QUALIDADE DE VIDA, lembro da vida que levo tentando dar QUALIDADE DE VIDA, pra a vaca.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures