ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A batalha das vacas: qual raça é mais rentável nas fazendas leiteiras do centro-norte dos EUA?

POR TIMOTHEO SOUZA SILVEIRA

A.B.C.B.R.H.

EM 30/10/2023

2 MIN DE LEITURA

0
13

As fazendas leiteiras buscam melhorar a rentabilidade para sustentar seus negócios. A questão é qual raça, Jersey ou Holandesa, é mais rentável e relevante.

Esse material é um resumo do artigo recém publicado "Analysis of Jersey versus Holstein breed profitability on north central US dairies" ( em tradução livre  - Análise da lucratividade da raça Jersey versus Holstein em fazendas de leite do centro-norte dos EUA).  O estudo visa determinar qual raça é mais rentável em instalações leiteiras existentes na região Centro-Norte e fatores que influenciam a conclusão. 

Evolução das raças no mercado

Em 2000, as vacas Holandesas representavam 92,3% do rebanho leiteiro dos EUA, enquanto as Jerseys eram apenas 3,8%. Em 2020, as Holandesas compunham 79,9%, Jerseys 7,9% e animais mestiços 11,8%. A Holandesa continua sendo a raça dominante, mas as Jerseys estão crescendo na região Sudoeste.

Impacto do preço do leite na seleção de raça

O preço do leite afeta a seleção de raça. Produtores de leite dos EUA são pagos por componentes, então análises econômicas devem focar em gordura, proteína e sólidos não gordurosos e proteína (SNFP). Em termos de leite fluido, as Holandesas produzem 23% mais leite que as Jerseys. Jerseys têm maiores concentrações de gordura e proteína, mas menor produção de leite resulta em menores rendimentos de componentes.

Três fazendas da região Centro-Norte foram selecionadas para o estudo, atendendo a critérios específicos. Nenhuma aprovação foi necessária, pois não houve mudanças no manejo animal e humanos não estiveram envolvidos na coleta de dados. As fazendas possuem sistema tipo free-stall com piso de areia e concreto, ordenhadas 2-3 vezes/dia. As fazendas tinham gestão e ambiente similares.

Características das fazendas

Saúde e reprodução

Jersey consomem menos ração e têm melhores taxas de concepção que as Holandesas. Pesquisas anteriores compararam as raças em diferentes fazendas, gestões e ambientes. Bônus, descontos e diferenças de saúde potenciais não foram considerados.

Nessas fazendas, a mudança de Holandesa para Jersey resultou em uma perda líquida anual significativa de $345 a $601 por vaca. Em comparação com as vacas Holandesas, as despesas reduzidas para as Jersey não foram suficientes para compensar a receita perdida. Para fornecer contexto, um banco de dados financeiros de fazendas que inclui 414 fazendas leiteiras no centro-norte dos Estados Unidos relatou um lucro líquido médio de $18,85 por vaca em 2021.

custos das fazendas

Conclusões finais

A diferença de rentabilidade entre vacas Jersey e Holandesas superou em muito a pequena margem de lucro de uma fazenda típica naquele ano. Holandesas permanecem mais rentáveis que Jersey nessas 3 fazendas do centro dos EUA. Maiores rendimentos de gordura e proteína das Holandesas, juntamente com maior volume, dão-lhes uma vantagem.

O Desafio está lançado: quem topa fazer o mesmo no Brasil?

Agora, o campo está aberto para um desafio audacioso: replicar este estudo inovador em diversos sistemas de produção no Brasil. Quem está pronto para revolucionar a forma como entendemos a rentabilidade no setor leiteiro nacional? Quem topa?

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.



Referência

Olthof, L. A., Domecq, J. J., & Bradford, B. J. (2023). Analysis of Jersey versus Holstein breed profitability on north central US dairies. JDS Communications, 4(5), 344–348. https://doi.org/10.3168/jdsc.2023-0371

TIMOTHEO SOUZA SILVEIRA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures